The Tidal Water denuncia a exploração em seu novo single “Noecolonial Hand”

Com um perfil analítico para a crítica, a banda norueguesa The Tidal Water está prestes a lançar o primeiro álbum que, de antemão, se chamará “Polarity”. Antes de mais nada, o grupo de Oslo iniciou uma jornada de lançamento de singles onde o último, “Noecolonial Hand”, chama atenção para o tema proposto. Primeiramente, é bom saber que a banda possui influências das mais aleatórias como funk, punk, blues, rock e jazz. Por conseguinte, a produção de Martin Hovden que trabalha com Papa J, Leif Johansen e Txai Fernando inseriu um clima clássico, se encaixando na ideia ou na identidade dos músicos.

Sobre os aspectos da sonoridade, “Noecolonial Hand” promove este clima vintage, mas com alguns elementos modernos, como guitarras em baixa distorção e um baixo verdadeiramente destacável. Deve-se acrescentar o peso que outro componente da cozinha, a bateria, insere na canção. Com batidas cadenciadas e, ao mesmo tempo complexas, a música se distancia de melodias óbvias e previsíveis. Da mesma forma, elementos que compõem os arranjos, como frases de teclados em timbragem rudimentar adornam o produto final. De todos os estilos que fazem a cartada do The Tidal Water, pode-se dizer que o pós-punk é mais presente, ainda mais com um vocal superácido.

Sobre a inspiração para o tema, James Lehner, Markus Matland, Martin Peder Kaada e Hovden Renato Anesi se inspiraram em um trabalho do cineasta Mads Brügger. A pauta de um de seus documentários que levantou a denúncia dos novos modos de exploração aos países subdesenvolvidos, serviu de fio condutor para a música do The Tidal Water. Em linhas gerais, nações que controlam o capitalismo pelo mundo, sugam a riqueza natural de países isentos de tecnologias e entendimento para conviverem em um mundo liberal. Em troca de suposto progresso, a aristocracia externa penetra mais fundo na sociedade, transformando a sua cultura, economia e, com isso, a escraviza mentalmente. É preciso abrir os olhos sob pena de países subdesenvolvidos perderem a autonomia.

Distribuído pelo selo independente Prorigg, o single “Neocolonial Hand” já está disponível em todas as plataformas digitais. A música é, acima de tudo, um alerta à sociedade mundial sobre a dominação de nações e grandes corporações, pois querem fazer de territórios pobres de progressos extensões de seus próprios poderes. Abra você também os olhos e denuncie, pois o The Tidal Water já faz a sua parte. Com o seu alcance na cena musical o seu grito de inconformismo chegará a muitas mentes.

Ouça “Noecolonial Hand” pelo Spotify:

Saiba mais em:

https://thetidalwater.com

https://www.facebook.com/thetidalwater

https://www.youtube.com/@thetidalwater

https://www.instagram.com/thetidalwater

https://thetidalwater.bandcamp.com

Encontre sua banda favorita