Três ex-membros da icônica banda de Rock britânica The Smiths anunciaram que deverão entrar em turnê juntos pelo o Reino Unido entre junho e julho. São eles o baterista Mike Joyce, o baixista Andy Rourke e o segundo guitarrista Craig Gannon. Isto significa que os dois membros mais importantes da banda, o guitarrista Johnny Marr e o vocalista Morrissey, não tomaram parte neste projeto, que vem sendo chamado de Classically Smiths.

O problema é que, segundo o baixista Andy Rourke, ele também não tomou parte no projeto, apesar de seu nome estar envolvido. Segundo o próprio, ele sequer foi avisado da reunião dos ex-membros dos Smiths, de modo que ele somente soube da turnê quando as divulgações oficiais tiveram início.

“Estou bastante triste que, na semana do falecimento de minha querida amiga Dolores O’Riordan, essas declarações falsas envolvendo meu nome apareçam. Em momento algum eu dei permissão para que ligassem meu nome a este projeto ‘Classicaly Smiths’. Nem eu, nem minha equipe, aprovamos ou confirmamos nada.”

O projeto conta ainda com a participação da orquestra Manchester Camerata. Além dos clássicos do The Smiths, o projeto promete tocar músicas nunca tocadas ao vivo pela banda.

Já o retorno da formação clássica do The Smiths parece ser totalmente fora de cogitação, tendo em vista que as relações entre os ex-membros, notadamente Morrissey e Johnny Marr, são bastante ruins. O cantor chegou a afirmar certa vez que preferiria comer os próprios testículos do que reunir a banda com ele. Johnny Marr é outro que sempre afirma em entrevistas que não quer uma reunião do The Smiths. Nos anos 90, o baterista Mike Joyce processou ambos Morrissey e Marr por questões de direitos autorais.

Morrissey e Johnny Marr não mantém relações amigáveis atualmente