Mellon Collie and the Infinite Sadness (1995) é o terceiro álbum de estúdio da banda de Rock Alternativo de Chicago chamada The Smashing Pumpkins. Este trabalho é um divisor de águas na carreira da banda e a consolidou no cenário da música.
O trabalho do álbum vai muito além de apenas boas músicas, pois é um álbum bem complexo em sua concepção desde a capa até a opção de lançá-lo em CD duplo e LP triplo contendo 28 faixas. O trabalho foi lançado no dia 24 de outubro de 1995 pela gravadora Virgin.
A obra é bem complexa. A escolha pela capa por si só já foi bem diferente do que costuma ser para outras bandas, onde o artista John Craig conseguiu interpretar bem a mensagem do trabalho e colocou-a tanto na capa como na parte interna do disco, fazendo recortes de obras de arte antigas.
O álbum foi um disco épico de 28 faixas e que explorou livremente temas da noite e do dia. Em seu lançamento ele foi muito elogiado pelos críticos e pelos fãs devido a suas declarações mais amplas entre a vida e a morte, ressoando fortemente na consciência internacional da época.
As intenções de Billy Corgan, líder e vocalista da banda, eram fazer um trabalho representativo para uma geração, como outras bandas o fizeram no passado, citando The Wall (1979) do Pink Floyd como exemplo.
Você conhece o canal do Youtube chamado Fone de Ouvido? No canal há um vídeo dedicado a este lançamento. Quer conferir? Basta clicar abaixo e saber mais!