THE HALO EFFECT, o novo projeto com cinco ex-membros da banda sueca de metal IN FLAMES - Jesper Strömblad (guitarra), Daniel Svensson (bateria), Peter Iwers (baixo), Niclas Engelin (guitarra) e Mikael Stanne (vocal) - lançou seu primeiro single, "Shadowminds". A faixa, que pode ser transmitida abaixo, aparecerá no primeiro álbum do THE HALO EFFECT, que será lançado em 2022 pela Nuclear Blast.

THE HALO EFFECT disse em comunicado: "Tendo crescido ao lado da Nuclear Blast nos primeiros dias do metal extremo, faz todo o sentido para o THE HALO EFFECT fazer parceria com este selo de prestígio. Nossa música é fiel às nossas raízes e o que nos fez quem somos hoje, enquanto confiamos em nossas experiências compartilhadas para seguirmos em frente. Juntar-se aos nossos velhos e novos amigos na Nuclear Blast Records é uma honra e um privilégio e estamos ansiosos para lançar este trabalho de amor pelo metal juntos! "

Jens Prüter, chefe de A&R da Nuclear Blast Europe, acrescenta: "Em 2009, eu estava indo para Gotemburgo para produzir o documentário 'Where Death Is Most Alive' para um DVD DARK TRANQUILITY. Aprofundando-me na cena de Gotemburgo, passando por horas de arquivar filmagens e ouvir todas as entrevistas, achei que fosse uma selva de incesto. No início dos anos 90, um bando de caras mudou entre IN FLAMES, DARK TRANQUILITY, CERIMONIAL OATH, HAMMERFALL e muitos mais. Não devemos esquecer isso a maioria dos protagonistas ainda eram adolescentes quando lançaram suas primeiras fitas demo de "Desecrator" ou "Septic Broiler". O que parecia incesto era apenas um grupo de amigos que compartilhavam uma profunda paixão pelo metal. Você poderia chamá-lo de uma banda de estrelas mas é basicamente uma banda para toda a família. Ouvir THE HALO EFFECT é como ir a um jantar de ano novo saboreando as melhores comidas e bebidas do ano. E é um prazer ser convidado e compartilhar a alegria com o resto do mundo . Saúde!"

O pensamento inicial por trás de THE HALO EFFECT era voltar às raízes e explorar o clássico Gothenburg Sound. A banda entrega a mercadoria em uma exibição brutalmente eficiente de batidas de coração, caos melódico e grunhidos furiosos no seu melhor e o resultado é um som excepcional para os fãs da morte melódica, onde os ecos do som de Gotemburgo são evidentes.
Para comemorar a assinatura, o THE HALO EFFECT também anunciou sua primeira turnê, acompanhando os gigantes suecos do death metal AMON AMARTH e os americanos do metal MACHINE HEAD em 31 datas pela Europa.

A banda comenta: "Não poderíamos estar mais animados com a parceria com a Cobra Agency para nossa primeira turnê pela Europa junto com os gigantes do metal AMON AMARTH e MACHINE HEAD. Trabalhando junto com pessoas que são apaixonadas pela estrada, as equipes, as bandas e os fãs significa muito para nós e fazer isso juntos é algo que esperamos muito. Vejo vocês em setembro / outubro! "

Membro fundador do IN FLAMES, Strömblad saiu da banda em fevereiro de 2010 para continuar recebendo tratamento para seu vício em álcool.

Cinco anos atrás, Jesper bateu em seus ex-companheiros de banda, chamando o grupo de "navio naufragando" e dizendo que o cantor do IN FLAMES Anders Fridén "nunca foi um compositor".

Svensson, que ingressou na IN FLAMES em 1998, anunciou em 2015 que estava deixando o grupo para se concentrar em sua vida familiar.

Membro do IN FLAMES desde 1997, Iwers emitiu um comunicado em novembro de 2016 dizendo que estava saindo da banda "para buscar outros empreendimentos".

Engelin esteve fora das datas da turnê do IN FLAMES nos últimos dois anos e meio, mas nunca confirmou oficialmente sua saída da banda. O substituto de Engelin para os shows ao vivo do IN FLAMES durante a maior parte de 2019 e início de 2020 foi o ex-guitarrista do MEGADETH e atual do ACT OF DEFIANCE, Chris Broderick.
Quando Engelin foi questionado em uma entrevista de agosto de 2020 com o podcast "MetalBreak" qual seria seu "futuro" com o IN FLAMES, ele respondeu: "Eu escolho passar essa [questão]", antes de adicionar rapidamente: "Ainda estou em a banda. "

No ano passado, Engelin não estava listado como membro do IN FLAMES na página da banda no Facebook (Broderick estava), e ele não aparece em nenhuma das fotos promocionais atuais do IN FLAMES da gravadora do grupo, Nuclear Blast.

Pouco depois de deixar o IN FLAMES, Iwers se juntou ao CYHRA, a banda que apresentava o vocalista Jake E (ex-AMARANTHE) e Strömblad. Ele anunciou sua saída dessa banda em maio de 2018.

Durante uma aparição em janeiro de 2021 no podcast "Vox & Hops", Iwers foi questionado se ele alguma vez sentia falta de estar na estrada. O baixista respondeu: "Sim, com certeza. Bem, 'senhorita' é a palavra meio errada. Eu amei estar na estrada durante a maior parte dos anos que estive com [IN FLAMES], e sinto falta dos bons momentos. não me arrependo de partir, mas, é claro, às vezes eu realmente sinto falta de apenas estar livre e sair e fazer shows e viajar para novos lugares todos os dias. Mas eu tenho planos. Talvez isso aconteça novamente no futuro - não com IN FLAMES , embora, mas, sim, veremos. "

Ele continuou: "Eu meio que não estou perdendo o tempo de pensar em coisas assim. Estou meio que morando onde estou agora, onde estou livre para fazer o que puder com meu próprio tempo. próprio tempo, como gosto de dizer; posso planejá-lo como quiser. E estou me concentrando em aproveitar isso, em vez de perder o passado.

"É divertido relembrar, mas ao mesmo tempo, pode levá-lo por um caminho perigoso também", acrescentou Peter.
Em uma entrevista de 2017 para o irlandês Overdrive, o guitarrista do IN FLAMES, Björn Gelotte, disse que não ficou surpreso com a saída de Peter da banda. "Não foi um 'choque', por assim dizer, pois sabíamos que isso aconteceria", disse ele. "Acho que ele acabou com tudo e não está feliz. Não, 'feliz' é a palavra errada. Ele só queria ir atrás de outras coisas. Peter é um cara muito, muito ocupado. Ele tem sua própria cervejaria com Daniel, chamada Odd Island Brewing e ele também têm quatro ou cinco projetos musicais diferentes acontecendo, então ele está realmente ocupado no momento. "

Um ano atrás, o vocalista do DARK TRANQUILLITY, Mikael Stanne, que cantou no álbum de estreia do IN FLAMES, "Lunar Strain" de 1994, rejeitou comparações entre as duas bandas, dizendo ao "BREWtally Speaking Podcast": "Estamos sempre ligados para sempre, só porque da nossa conexão no início. Eu cantei no primeiro álbum do IN FLAMES e Anders cantou no primeiro álbum do DARK TRANQUILLITY, e isso ainda é uma causa de grande confusão por algum motivo. Mas, sim, nós fizemos turnê juntos, somos amigos e nós crescemos juntos na mesma área fora da cidade [em Gotemburgo, Suécia]. Então, claro, é óbvio. E eu estou bem com isso - tudo bem. Só fica um pouco velho, porque não há muito o que falar mais sobre isso, porque nós tomamos direções muito diferentes. Então não é relevante, mas, é claro, você faz comparações - é assim que as pessoas trabalham, como você pensa, 'Eu gosto mais dessa banda do que daquela.' E se houver uma ligação de alguma forma, e houver muitos entre nós dois, então você usa isso como algum tipo de referência ou, 'Isso é melhor do que isso,' ou, 'O guitarrista é melhor naquela banda' - esse tipo de coisa. Então, estou bem com isso. Não muda nada. E às vezes as perguntas sobre isso tendem a ser pouco inspiradas. É como, 'Oh, o que você acha dos álbuns da outra banda?' É, tipo, 'Não importa, mas sou um grande fã. Eu adoro isso.' E é o mesmo com, é claro, AT THE GATES também, embora não tenhamos compartilhado nenhum membro, mas ainda meio que crescemos juntos, então, obviamente, há uma enorme conexão lá também. Não me importo de falar sobre meus amigos e as bandas incríveis que são desta cidade - tudo bem - mas às vezes as comparações diretas parecem ... Talvez eles significassem algo nos anos 90, mas realmente não significam mais. "

Turnê europeia THE HALO EFFECT 2022 apresentando AMON AMARTH e MACHINE HEAD:

Sep. 08 – UK – Nottingham – Arena
Sep. 09 – UK – Cardiff – Arena
Sep. 10 – UK – London – Wembley Arena
Sep. 12 – UK – Manchester – Arena
Sep. 13 – IE – Dublin – 3 Arena –
Sep. 16 – CH – Zurich – Hallenstadion
Sep. 17 – AT – Vienna – Stadthalle
Sep. 18 – PL – Krakow – Tauron Arena
Sep. 20 – EST – Tallinn – Saku Arena
Sep. 21 – FIN – Helsinki – Ice Hall
Sep. 23 – N – Oslo – Spektrum
Sep. 24 – S – Stockholm – Hovet
Sep. 26 – DK – Copenhagen – Forum Black Box
Sep. 27 – DE – Hamburg – Barclays Arena
Sep. 28 – DE – Frankfurt – Festhalle
Sep. 30 – DE – Oberhausen – König Pilsener Arena
Oct. 01 – DE – Berlin – Velodrom
Oct. 02 – NL – Amsterdam – Afas Live
Oct. 04 – IT – Milano – Lorenzini District
Oct. 06 – ES – Barcelona – Sant Jordi
Oct. 07 – ES – Madrid – Vistalegre
Oct. 08 – ES – La Coruna – Coliseum
Oct. 09 – P – Lisbon – Campo Pequeno
Oct. 12 – FR – Paris – Zenith
Oct. 14 – DE – Munich – Olympiahalle
Oct. 15 – DE – Leipzig – Arena
Oct. 16 – CZ – Prague – Tipsport Arena
Oct. 18 – HU – Budapest – Barba Negra
Oct. 20 – LUX – Esch zur Alzette – Rockhal
Oct. 21 – BE – Brussels – Forest National
Oct. 22 – DE – Stuttgart – Schleyerhalle

Fonte: https://www.blabbermouth.net/news/the-halo-effect-feat-former-in-flames-members-debut-single-shadowminds-now-available/

Encontre sua banda favorita