The Halo Effect: banda afirma que ‘não tentou intencionalmente soar como o In Flames’

THE HALO EFFECT, o novo projeto com cinco ex-membros da banda sueca de metal IN FLAMESJesper Strömblad (guitarra), Daniel Svensson (bateria), Peter Iwers (baixo), Nicolas Engelin (guitarra) e Mikael Stanne (vocal) — lançou seu álbum de estréia, “Days Of The Lost“, em 12 de agosto via Nuclear Blast.

Perguntado em uma nova entrevista ao podcast Scars And Guitars” da Austrália se ele concordaria que “Days Of The Lost” é, de certa forma, um “sucessor espiritual” de “Reroute To Remain”, sexto álbum do IN FLAMES, que veio em 2022, Peter disse: “Ooh, interessante. Eu realmente não pensei sobre isso. Quando você faz música, como nós fazemos, você tende a não pensar demais nas coisas – você apenas entra e você escreve música e meio que sabe que o que soará de uma certa maneira por causa do estilo que estamos tocando e como estamos tocando e tocando nossa música. Então, eu realmente não pensei sobre isso, mas talvez – talvez. Definitivamente não foi nada intencional. Nós apenas entramos. Tínhamos um monte de ideias e saímos com um monte de músicas que soam de uma certa maneira. Mas nenhum de nós realmente pensou demais e nunca foi feito para ‘vai soar assim’. Nós apenas [fomos], ‘vamos escrever essa música e ver o que acontece.’ E por causa de, como eu disse, como estamos tocando, soará de uma certa maneira.

Daniel acrescentou : “Muitas pessoas gostam de analisar música e, claro, soa como o metal de Gotemburgo, porque todos somos desse gênero e somos algumas das pessoas que o criaram. Soará parecido com o metal de Gotemburgo, IN FLAMES . E então qual era, eu não sei. E como Peter disse, nós realmente não pensamos em como deveria soar. É assim que soamos hoje, e com nosso legado isso é inevitável, que soamos como soamos.”

Peter continuou : “Obviamente, as pessoas gostam de fazer muitas comparações entre nós… É um tópico difícil de discutir porque nenhum de nós o fez – mesmo que todos nós tenhamos estado no IN FLAMES em algum momento, nenhum de nós realmente pensou sobre isso. Isso é o que você está dizendo. Mas então muitas pessoas com quem falamos dizem isso. Então é um pouco difícil de entender, já que temos sido muito meticulosos em apenas escrever música. Mas eu diria que é um pouco lisonjeiro ouvir isso.”

Svensson , que se juntou ao IN FLAMES em 1998, anunciou em 2015 que estava deixando o grupo para se concentrar em sua vida familiar.

Membro do IN FLAMES desde 1997, Iwers divulgou um comunicado em novembro de 2016 dizendo que estava deixando a banda “para buscar outros empreendimentos“.

Membro fundador do IN FLAMES , Strömblad deixou a banda em fevereiro de 2010 para continuar recebendo tratamento para seu vício em álcool.

Engelin está fora das datas da turnê do IN FLAMES nos últimos três anos, mas nunca confirmou oficialmente sua saída da banda. O substituto de Engelin para os shows ao vivo do IN FLAMES desde então tem sido o ex – guitarrista do Megadeth e atual do ACT OF DEFIANCE , Chris Broderick .

Stanne disse recentemente ao podcast “Heavy Hops” sobre a direção musical do THE HALO EFFECT : ” Niclas começou a escrever algumas músicas, apenas com base no que ele tem e no que ele gosta. Oh, é super legal. Estamos fazendo algo aqui.’ É super pesado, é melódico – são todas aquelas coisas que nós crescemos tentando fazer . Quando Jesper se envolveu e começou a mudar um pouco disso ou adicionar coisas a ele. E nós estávamos, tipo, ‘Ok, isso é incrível.’ Não parece novo, não parece super diferente, mas ao mesmo tempo, por que deveríamos? Vamos nos concentrar nas coisas que conhecemos melhor e tentar recuperar aquele sentimento que tínhamos quando éramos crianças, quando queríamos brincar juntos e esse tipo de atmosfera lúdica. Porque quanto mais você toca junto com sua banda principal ou o que você tem, você tenta se reinventar constantemente, e tanta energia vai para tentar ser diferente do que você fez antes. Considerando que começar algo novo como este com um gênero de música muito familiar significava que você poderia ser muito livre sobre isso. Não precisa ser nada em particular, não precisa obedecer a nenhuma regra – só precisa arrasar e se sentir bem.”

Pouco depois de deixar o IN FLAMES , Iwers se juntou ao CYHRA , banda que contava com o vocalista Jake E (ex- AMARANTHE ) e Strömblad . Ele anunciou sua saída da banda em maio de 2018.

A primeira turnê do THE HALO EFFECT será como banda de apoio para os gigantes suecos do death metal AMON AMARTH e os metaleiros americanos MACHINE HEAD em 31 datas pela Europa no verão e outono de 2022.

Fonte: https://blabbermouth.net/news/the-halo-effect-didnt-intentionally-try-to-sound-like-early-in-flames

Encontre sua banda favorita