Testament: vocalista Chuck Billy não acredita em injustiça na exclusão da banda no “Big Four” dos anos 80.

Em uma nova entrevista com o podcast “Music Mania”, o vocalista do TESTAMENT, Chuck Billy, foi perguntado por que sua banda não foi incluída no chamado “Big Four” do thrash metal dos anos 80 – os grupos dominantes que ajudaram a trazer esse gênero para o mainstream. “Bem, é difícil dizer, porque quando você diz ‘Big Four’, você pensa nos anos 80, quando isso foi chamado de ‘Big Four’, o que é correto – aquelas quatro bandas [METALLICA, MEGADETH, SLAYER e ANTHRAX] foram às quatro maiores bandas de nossa época, naquela época, todas estavam no nível da platina, quando havia muito mais aceitação para essa música”, disse ele. “Por volta de 1991 ou 1992, a cena grunge chegou, e todas as bandas que nos seguiram – EXODUS e OVERKILL e todo esse tipo de banda – perderam esse ímpeto porque a indústria começou a mudar seu formato. Então, quando dizem [METALLICA MEGADETH, SLAYER e ANTHRAX] são os ‘Big Four’, eu digo que está correto. Nós fomos à próxima geração dos ‘Quatro’ [risos], mas fomos pegos na hora errada… lugar errado, hora errada”.

Os últimos comentários de Billy ecoam aqueles que ele fez em uma entrevista de 2011 com a Metal Insider. Ele disse na época: “Eu acho que quando se trata do ‘Big Four’, até onde eu posso ver, quando o metal estava no auge no final dos anos 80 / início dos anos 90, todas aquelas ‘Big Quatro bandas tiveram uma tonelada de grande sucesso e estavam vendendo milhões de discos. Eu acho que na mesma época, nós estávamos nos distanciando como banda e o mercado da música tinha mudado. Então eu acho que nós estávamos meio que, como eles, digamos, “no convés no círculo de rebatidas”, esperando nosso sucesso vendendo milhões de discos naquele momento.

“Então, quando as pessoas dizem os Quatro Grandes, Cinco ou Seis, eu não vejo dessa maneira”, continuou ele. “O ‘Big Four’, dessas quatro bandas tiveram grande sucesso vendendo milhões de discos. Mas o resto de nós – EXODUS, DEATH ANGEL e TESTAMENT – nós não vendemos como nesses festivais ou aquela quantidade de discos. Então eu não vejo como sendo comparado a isso. Eu diria que se o metal ainda estivesse tão forte quanto era, todos nós teríamos a chance de vender muitos discos. Isso é apenas a minha opinião sobre isso. Quando as pessoas falam sobre isso para mim, essas quatro bandas são justificáveis, e é isso. Eu não vejo nenhuma outra banda que fosse BIG”.

No ano passado, o vocalista do OVERKILL, Bobby “Blitz” Ellsworth, disse que “quando se trata de ser selecionado e não selecionado” para inclusão no “Big Four”, “é um problema de contabilidade simples. Quando você fala números, números fazem o mundo girar, os números colocam comida na sua mesa, e os números colocam o ‘Big Four’ em arenas. E eles vendem discos suficientes para fazer isso… Aquele que vende mais ganha as primeiras posições”.

O líder do MEGADETH, Dave Mustaine, disse em uma entrevista em 2013 que o EXODUS “provavelmente” deveria ter sido incluído se o “Big Four” fosse expandido e considerado o “Big Five” porque não havia mais ninguém na época que tivesse esse tipo de atração, uma espécie de importância na comunidade do metal.
O guitarrista do Metallica, Kirk Hammett, concordou, dizendo à revista inglesa Metal Hammer em uma entrevista em 2014 que “o EXODUS nos anos 80 tinha alguns problemas genuínos, mas acho que o primeiro álbum deles (1985 ‘Bonded By Blood’) é tão bom quanto a estreia do Metallica com o ‘Kill’ Em All ‘. Nós estávamos apenas tocando a música que queríamos ouvir porque ninguém mais estava tocando e não estava sendo tocado nas rádios. Era apenas um pequeno grupo de pessoas que sabiam disso, e era quase elitista em que “nenhum poser era permitido!”

Encontre sua banda favorita