Hoje é dia de Tá Na Letra! No Tá Na Letra você fica por dentro de interpretações sobre o significado das músicas. Claro que interpretações distintas são válidas, afinal, a arte não possui verdade absoluta e cada um entende a mensagem de uma forma. Aqui nesta série tentamos colocar apenas mais uma possível compreensão da música. A música de hoje é Welcome to the Jungle da banda Guns N’ Roses.
Guns N’ Roses é uma das maiores bandas de Rock de todos os tempos. A banda conseguiu, ao longo de seus trabalhos, aliar agressividade com melodia e conquistou uma legião enorme de fãs. A banda tem um dos maiores discos da história do rock e um dos melhores (senão o melhor) álbum de estreia de todos os tempos: Appetite for Destruction. O álbum vendeu cerca de 40 milhões de cópias lançadas desde seu lançamento e chegou ao topo das paradas da Bilboard em 1988 (demorou um ano para “estourar”, uma vez que fora lançado em 1987).
A banda emplacou vários sucessos ao longo da carreira, colecionou muitas polêmicas, fez apresentações memoráveis, brigas internas, troca de membros, retorno de integrantes fundamentais após anos; enfim, a banda assemelha-se a uma série televisa com todos os ingredientes para trazer muita audiência. O Guns usou e abusou do que o Rock n’ Roll pode trazer.
A formação clássica da banda é formada por: Axl Rose nos vocais, Slash e Izzy nas guitarras, Duff McKagan no baixo e Steven Adler na bateria.
Dentre vários sucessos da banda, três dos maiores deles encontram-se no álbum de estreia: Welcome to the Jungle, Paradise City e Sweet Child o’ mine (esta última com um dos riffs de introdução mais tocados e conhecidos no mundo). Mas a música do álbum que traduz melhor o sentimento de “Apetite de Destruição” é a Welcome To The Jungle, uma música que possui vários elementos do o rock e do Hard Rock: técnica, refrão melódico, riff’s marcantes e agressividade; por isso tudo e um pouco mais, ela é a faixa escolhida de hoje para o Tá na Letra.
A música escolhida, além de ser do álbum de estreia, é também a música de abertura do trabalho. Tendo em mente que fora lançado nos anos 80, fora, certamente, a primeira faixa da banda ouvida por muita gente. Não é qualquer banda que pode se orgulhar de ter uma faixa deste nível sendo a primeira coisa a ser ouvida pelo público. As pessoas ainda não sabiam o que esperar quando ouviram a banda pela primeira vez e, com certeza, não se arrependeram.
Welcome to the Jungle
Bem-vindo à Selva
Bem-vindo à selva
Nós temos diversões e jogos
Nós temos tudo o que você quiser
Querida, nós sabemos os nomes
Somos as pessoas que podem encontrar
Tudo que você precisar
Se você não tem dinheiro, querida
Nós temos a sua doença
Na selva, bem-vindo à selva
Veja ela te colocar de joelhos, joelhos
Oh, eu quero ver você sangrar
Bem-vinda à selva
Nós a enfrentamos dia após dia
Se você a quiser você vai sangrar
Mas é o preço que você paga
E você é uma garota muito sexy
Que é muito difícil de satisfazer
Você pode experimentar as luzes brilhantes
Mas não vai tê-las de graça
Na selva, bem-vindo à selva
Sinta meu, meu, meu, meu chicote
Oh, eu quero te ouvir gritar
Bem-vindo à selva
Fica pior a cada dia
Você aprende a viver como um animal
Na selva onde jogamos
Se você tem fome pelo o que vê
Você consegue eventualmente
Você pode ter o que quiser
Mas é melhor você não tirar de mim
Na selva, bem-vindo à selva
Veja ela te colocar de joelhos, joelhos
Oh, eu quero ver você sangrar
E quando você está no alto, você nunca
Nunca quer voltar para baixo
Tão baixo, tão baixo, tão baixo, sim!
Você sabe onde você está
Você está na selva, baby
Você vai morrer
Na selva, bem-vindo à selva
Assista ela te deixar de joelhos, joelhos
Na selva, bem-vindo à selva
Sinta minha, minha, minha serpentina
Na selva, bem-vindo à selva
Assista ela te deixar de joelhos, joelhos
Na selva, bem-vindo à selva
Assista ela te deixar de, ela vai te derrubar
A música relata a dificuldade de viver em uma grande cidade e os perigos encontrados para quem busca os prazeres que ela pode oferecer. A cidade é relatada como selva, uma vez que as pessoas tornaram-se individualistas e usando a frase “cada um por si” para sobreviverem. Ao longo da música, há trechos que envolvem sangramento, onde podemos interpretar que se refere aos problemas resultantes de se viver num lugar assim.
Em muitos trechos o dinheiro é exaltado, o capitalismo exagerado é colocado em evidência, dizendo que as pessoas podem ter tudo por ali, mas terão que pagar por todos estes prazeres, por todas estas diversões. A música começa falando do que a cidade oferece, exemplificando isto com diversões e jogos, oferecendo tudo o que o dinheiro pode pagar.
Após o sucesso meteórico do Nirvana, Axl Rose convidou Kurt (líder do Nirvana) para abrir os shows do Guns no início dos anos 90. Kurt recusou prontamente e alegou que um dos motivos era pelo jeito que Axl tratava as mulheres. Kurt era contra qualquer tipo de opressão e entendia que Axl simbolizava tal opressão quando tratava-se de mulheres.
Nesta música vemos um trecho onde podemos interpretar o tratamento da mulher como mero objeto de prazer “Sinta meu chicote/eu quero te ouvir gritar” e “Sinta minha serpentina”.
Abaixo você pode conferir no canal Júlio Victor no Youtube (antigo Tá Na Capa) onde o músico e produtor analisa a parte instrumental da faixa Welcome to the Jungle. O instrumental anda junto da letra da música, sendo um complemento perfeito e apresentando de forma agressiva o que a banda tem a dizer.
A luta pela sobrevivência é o tema central. A “selva” tratada na música é a dificuldade da vida em uma cidade grande onde todos querem tirar vantagem e dinheiro dos outros a todo momento.
A música relata que tudo pode ser conquistado, mas que há um preço para isto, há um preço alto que, se não for pago, a própria “selva” pode deixar as pessoas de joelhos e entregues.
Os animais descritos são as pessoas que buscam tirar esta vantagem dos outros, deixam a compaixão de lado e colocam o egoísmo em evidência, importando-se apenas com o umbigo e com dinheiro. Elas oferecem o mundo, mas a um preço muito alto.
Ao sair de uma pequena cidade e ir para um dos maiores centros da música em busca do sonho, certamente é assim que a vida lhe é aos olhos de quem enxerga tudo aquilo de perto pela primeira vez. Certamente a faixa é bem biográfica e tem tudo a ver com a banda e sua impressão ao chegar, ainda sem sucesso, à cidade grande.