Hoje é dia de Tá Na Letra! No Tá Na Letra você fica por dentro de interpretações sobre o significado das músicas. Claro que interpretações distintas são válidas, afinal, a arte não possui verdade absoluta e cada um entende a mensagem de uma forma. Aqui nesta série tentamos colocar apenas mais uma possível compreensão da música. A música de hoje é Your Decision da banda Alice in Chains.

Alice in Chains é uma banda de grunge formada em Seattle, no ano de 1987 quando Jerry Cantrell, guitarrista da banda, conheceu um jovem de cabelos coloridos em um bar de Seattle. Este jovem era o centro das atenções do local, era Layne Staley, vocalista da formação clássica da banda.

Layne Staley foi encontrado morto dia de Abril de 2001. O laudo de sua morte apontou duas coisas importantes: morreu de overdose de heroína e, provavelmente, no mesmo dia que Kurt Cobain (líder do Nivana) 7 anos depois. O vocalista da banda estava recluso e solitário havia um tempo, a banda mal fazia shows por causa de seu estado de saúde e do seu vício.

Após a morte de Layne, a banda entrou em um hiato que se encerrou no final da década. O músico William DuVall entrou para a banda e assumiu os vocais e as guitarras. Jerry Cantrell, que já dividia os vocais com Layne, passou a cantar mais vezes como voz principal a partir do trabalho lançado pela banda em 2009, chamado Black Gives Way to Blue.

A música do Tá Na Letra de hoje é Your Decision, lançada pelo Alice in Chains em 2009 no álbum Black Gives Way to Blue. Este álbum foi o primeiro da banda que não contou com Layne Staley, morto em 2001.

Sua Decisão

A hora de mudar chegou e se foi
Assisti os seus medos se tornarem o seu Deus
É sua decisão
É sua decisão

Oprimido, você escolheu fugir
Apático para manobras
É sua decisão
É sua decisão

Você alimenta o fogo que queimou a todos nós
Quando você mente
Para sentir a dor que te deixa
Negro por dentro

Ninguém planeja pegar o caminho
Que te derruba
E aqui você permanece diante de todos nós
E diz que está acabado, está acabado

Isto pode parecer uma reflexão
Sim, machuca saber que você é comprado
É sua decisão
É sua decisão

Você alimenta o fogo que queimou a todos nós
Quando você mente
Para sentir a dor que te deixa
Negro por dentro

É sua decisão
É sua decisão

Ninguém planeja pegar o caminho
Que te derruba
E aqui você permanece diante de todos nós
E diz que está acabado, está acabado

A música Your Decision é cheia de metáforas. O videoclipe também apresenta algumas referências interessantes que podem nos ajudar a entender um pouco do significado da música.

Desde o início a música deixa clara sua temática: decisão. Tudo o que esta palavra pode significar está descrito na música: o lado bom e o lado ruim, as vantagens e as desvantagens, o lado positivo e o negativo, a escolha e as renúncias causadas pela decisão e o quanto ela impacta na vida das pessoas ao redor.

Ao ouvir a música, não podemos não cogitar ser uma música escrita por Jerry para seu amigo Layne, que acabou morrendo por causa de uma overdose. No caso, a decisão de se manter refém da droga foi tomada por Layne ao não aceitar ajuda de outras pessoas para sair do vício. “A hora de mudar chegou e se foi”, ou seja, ainda em vida ele teve a chance de escolher um outro caminho, porém perdeu a chance ao não fazer outra escolha; se tivesse optado por outro caminho, talvez estivesse vivo.

“Assisti os seus medos se tornarem o seu Deus” aqui apresenta o domínio da angústia, dos medos e da solidão que Layne sentia dominando-o. Jerry, por ser amigo de longa data, talvez presenciara tudo, mas sem conseguir ajudar mais por sentir que Layne não queria tal ajuda: Jerry viu seu amigo se entregando ao vício, descontando todas suas frustrações e medos nele até chegar à morte.

A repetição da frase “É sua decisão” deixa claro que a escolha foi feita e a pessoa que fala se abstém da culpa por ter tentado ajudar de todas as formas. Uma vez que a decisão foi tomada, não tem como voltar atrás e, infelizmente, Layne partiu.

 “Oprimido, você escolheu fugir”: aqui fica claro qual foi a saída encontrada por Layne ou tomar sua decisão. Tal escolha afetou todos ao seu redor e a falta que ele faz é notada na música e na vida daqueles que ficaram e o amavam. A fuga foi ficar isolado de tudo e de todos, não fazer mais shows, aumentando as doses de heroína que, por sua vez, acabaram levando-o à morte.

Em “Você alimenta o fogo que queimou a todos nós/ Quando você mente” percebemos que houve uma mentira. Talvez na ânsia de ficar em paz Layne prometera sair dessa vida, mas não cumpriu. Talvez ele mentisse para si mesmo dizendo que lutaria, mas acabou desistindo, acabou decidindo por outro caminho que não aquele que seus amigos queriam e esperavam e que talvez ele mesmo quisesse e esperava seguir em algum momento.

A música é basicamente um pedido de desculpas por não conseguir salvá-lo, mas também um recado: “fiz o que pude para você melhorar; você não fez sua parte ou talvez não conseguiu”. Talvez seja uma despedida, uma carta aberta mostrando ao mundo o que uma decisão pode trazer de consequências e que, num piscar de olhos, tudo está acabado. Layne talvez pudesse ter lutado mais, mas não conseguiu, não teve forças: ele encontrou uma fuga e decidiu não mais lutar.

A constante angústia presente em outras letras da banda até aparece nesta, porém de uma outra forma. O exemplo da decisão tomada pelo primeiro vocalista do Alice in Chains pode ajudar outras pessoas a tomarem melhor suas decisões, uma vez que as consequências das escolhas dele ecoaram na vida de seus amigos durante muito tempo e pode ser até que ecoem até hoje: uma escolha errada e tudo pode ir por ladeira abaixo.

O videoclipe também nos traz algumas informações. No início aparece um cartão e neste cartão está escrito: “Your Decision, 1023 Corinthians Drive”. Os números atrelados à frase nos dão a entender que se refere a uma passagem bíblica: 1 Coríntios, capítulo 10, versículo 23. O versículo referido diz: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam”. O trecho bíblico refere-se à liberdade de escolha, mas deixa claro que, mesmo que possamos ter várias opções, nem todas elas nos trazem edificação e coisas positivas. Mas de qualquer forma, a decisão é de quem a toma, o direito de fazer o que achar melhor é de quem escolhe: apenas tem que saber que há consequências para as pessoas ao redor.

Encontre sua banda favorita