Tá Na Letra #11: Hateen – Perfeitamente Imperfeito

No Tá Na Letra você fica por dentro de interpretações sobre o significado das músicas. Claro que interpretações distintas são válidas, afinal, a arte não possui verdade absoluta e cada um entende a mensagem de uma forma. Aqui nesta série tentamos colocar apenas mais uma possível compreensão da música. A música de hoje é Perfeitamente Imperfeito da banda Hateen.

Hateen é uma banda de Hardcore formada em São Paulo/SP em 1994 por Rodrigo Koala, Japinha e Cesinha Santisteban. Os primeiros trabalhos da banda foram gravados em inglês, porém em 2006 a banda decidiu mudar os rumos das composições e começou a cantar em português. Atualmente a banda possui sete álbuns lançados e acaba de anunciar que seu primeiro DVD (que foi gravado no último show que a banda realizou no lendário Hangar 110) será lançado pelos próximos dias.

A banda atualmente é formada por: Rodrigo Koala (guitarra e voz), Fábio Sonrisal (guitarra e vocais de apoio), Leon Sérvulo (baixo) e Thiago Carvalho (bateria).

Perfeitamente Imperfeito

Coragem aos que tem valor
Que nunca pensam em se entregar
Coragem pra poder continuar

E não existe nada que você
Não seja forte o bastante pra vencer
Porque você sabe que nunca está sozinho

E eu também já vivi assim
Perdido e procurando o fim
Só pra fazer toda essa dor passar

Mas na vida tudo que aprendi
É que a gente chora, mas também sorri
E tudo sempre vai acabar bem
Basta acreditar

Que todos os seus dias vão melhorar com o tempo
Que todos seus temores, erros, faltas e defeitos
Fazem de você perfeitamente imperfeito
É assim que deve ser
E é assim que eu vou seguir em frente

Se lembra quando você não conseguia entender
E o seu ódio era o seu melhor amigo

Mas o tempo que você passou
Brigando com o mundo inteiro ao seu redor
Nunca te fez sentir um pouco melhor

São coisas que a gente aprende com o tempo
A dar valor a todos os momentos
E da tristeza a gente faz sorrir

Agora entendo e já parece tão certo
Estou feliz e já me sinto completo
Porque tenho a certeza de que não acabo aqui
Basta acreditar

Que todos os seus dias vão melhorar com o tempo
Que todos seus temores, erros, faltas e defeitos
Fazem de você perfeitamente imperfeito

É assim que deve ser
E é assim que eu vou seguir
Wooh wooh wooh

Fazem de você perfeitamente imperfeito
Fazem de você perfeitamente imperfeito
Fazem de você perfeitamente imperfeito
Wooh

Se lembra quando você não conseguia entender

A música retrata o cotidiano: o que é ser perfeitamente imperfeito? É ser comum. A vida comum é imperfeita, cheia de altos e baixos e a música traz isto à tona dizendo que todas as dificuldades passam e que as pessoas devem ter coragem para enfrentar as adversidades e maturidade para saber lidar com as frustrações da vida, porém desistir jamais poderá ser uma opção.

A valorização do início da letra é bem clara “Coragem aos que têm valor, que nunca pensam em se entregar” dizendo que as pessoas que buscam ter seus valores precisam de coragem para enfrentar os problemas e que desistir não seja uma opção para elas.

O destaque da música passa pela parte que apresenta o ciclo comum da vida: as coisas irão melhorar com o tempo, que toda fase é cíclica e que basta estar preparado para ver este dia chegar.

Dentre todas as características do ser humano, a mais comum e evidente é a imperfeição. Ser perfeitamente imperfeito nada mais é do que cumprir bem o papel da imperfeição, deixando transparecer as falhas, deixando-as bem evidentes. A dúvida, o medo e a ansiedade: todas essas sensações são discutidas na música. A dúvida em relação ao que acontece no cotidiano e se aquilo pode vir a mudar e transforma-se em algo positivo; o medo de não conseguir lutar e a ansiedade de querer uma resolução imediata.

O narrador, a voz que relata a música apresenta a própria experiência diante dos problemas. Quando ele destaca “E eu também já vivi assim, perdido e procurando o fim” é apresentada aqui a superação. Mas não apenas a superação por si só, mas a continuação da letra destaca as vantagens desta superação, dizendo que os frutos colhidos pela paciência e perseverança são observar o a situação melhorar e tudo fluir de forma positiva.

Ser perfeitamente imperfeito é comum, as falhas elas não deixarão de existir. Porém o foco aqui é em alertar que, mesmo em meio aos problemas, desistir não pode ser uma opção.

Encontre sua banda favorita