Tá na Estreia #1: Guns N’ Roses – Appetite For Destruction

Tá na Estreia é uma série de textos que traz álbuns de estreia do Rock e Metal  com a finalidade de apresentar como essa banda soava em seu primeiro trabalho. Com isso, podemos notar a evolução da obra ao longo do tempo, como ela soa hoje em dia, se a banda seguiu a mesma linha ou se acabou mudando um pouco, se este som melhorou ou acabou piorando, dentre outras impressões que o tempo nos traz.

Existem bandas que passam por um tempo de adaptação até criarem algo relevante para o cenário; existem outras que já chegam prontas e apresentando um trabalho de primeira qualidade, deixando várias bandas experientes morrendo de inveja.

O álbum de hoje é o Appetite for Destruction da banda Guns N’ Roses, lançado em 1987.

O ano é 1987 e uma desconhecida banda de Los Angeles, na Califórnia, lança seu trabalho de estreia. Até aí, tudo normal. O que no começo não surtiu tanto efeito, com o passar do tempo transformou-se em um sucesso avassalador.

Não é qualquer banda que consegue emplacar grandes hits em sua estreia. Appetite for Destruction é o primeiro álbum da banda de Hard Rock chamada Guns N’ Roses e conta com sucessos como Welcome To The Jungle, Paradise City e Sweet Child ‘o Mine”.

O sucesso de vendagem e público começou quando a banda se lançou em uma turnê pela América do Norte fazendo shows de abertura para grandes nomes do rock como The Cult, Alice Cooper e Aerosmith, além de participar de festivais e terem shows próprios.

Appetite for Destruiction poderia ser apenas mais um disco de estreia, mas fora a estreia de uma das maiores bandas de Rock de todos os tempos: o Guns N’ Roses. Quem viveu a época, sabe exatamente a sensação de ver um trabalho assim surgindo. Quem acompanha o trabalho 30 anos depois, não acredita como conseguiram “vir prontos”, ou seja, o primeiro disco já veio recheado de sucessos e de músicas excelentes, não precisando passar por etapas para alcançar a perfeição, como aconteceu com outras bandas. Muitos dizem que este álbum é o melhor do Guns. Você concorda?

A melhor parte é saber que a primeira música do Guns ouvida pela maioria das pessoas foi Welcome To The Jungle, quer melhor cartão de visitas do que este? Sim, esta música é nada mais, nada menos do que a primeira música do álbum de estreia da banda. Ela possui várias nuances diferentes ao longo dela, mas sempre agressiva e chamando a atenção de quem está ouvindo a todo o momento.

O álbum tem fortes influências de bandas como AC/DC e Rolling Stones e possui vários solos, riffs e forte evidência das guitarras somadas a um vocal agressivo e com muito drive. O trabalho foi aclamado pela crítica, principalmente pelas letras variadas e pelas melodias potentes presentes nele.

Appetite for Destruction, além de todas suas qualidades, também foi um sucesso de vendas, sendo o álbum de estreia mais vendido na história da música e o 11º álbum mais vendido nos Estados Unidos, além de ser um dos mais vendidos mundialmente, com cerca de 40 milhões de cópias desde seu lançamento.

A capa original fora proibida nos Estados Unidos. Ela fora criada por Robert Williams e possui a imagem de uma mulher com a calcinha nos joelhos, como se tivesse sido estuprada há pouco por um robô. Acima, um tipo de robô vingativo estaria ali para fazer justiça e destruir o estuprador.

Tal imagem fora considerada muito forte e trocada por um crucifixo tendo a caricatura dos 5 membros originais da banda em forma de caveira, imagem que Axl Rose (vocalista da banda) tem tatuado em seu braço. Em outros países, dentre eles o Brasil, a capa original fora comercializada normalmente.

Appetite For Destruction conta com 12 faixas, todas consideradas muito boas pela maioria dos amantes do estilo. Mesmo aquelas que não se tornaram grande sucesso e são consideradas “Lado B”, têm o respeito dos fãs do Rock n’ Roll. Faixas como It’s so Easy e Nightrain são exemplo disso.

A música Welcome To The Jungle é considerada um hino dentro do Rock, tal sua importância dentro do cenário. Suas várias nuances, passando por alguns barulhos, alternando partes onde parece uma bagunça com partes muito bem organizadas, deixa a música sendo uma das mais importantes do trabalho e da banda num todo.

 

Além dela, quem não conhece o riff de Sweet Child O’ Mine? De tanto ser tocado por diversos guitarristas ao redor do mundo, a música passou a ser “meta de todo guitarrista em evolução”: todos querem aprender a introdução da música na guitarra. Mas, convenhamos, ela é muito bem feita e é marcante para a banda!

O disco fora lançado, mais precisamente, dia 21 de julho de 1987 pela gravadora Geffen e fora produzido por Mike Clink, um mero novato da época, mas que conseguiu fazer parte de um trabalho muito bem feito.

A mixagem do disco foi feita no Mediasound Studios e a masterização no Sterling Sound, em Nova Iorque. Em 2017 o trabalho completa 30 anos desde sua estreia. O valor de $ 370.000,00 foi gasto na época para cobrir todos os gastos do disco.

https://www.youtube.com/watch?v=FViSh5-sAVY

A formação da banda na época contava com: Axl Rose nos vocais, Slash na guitarra solo, Izzy Stradin na guitarra base e nos vocais de apoio, Duff Mckagan no baixo e nos vocais de apoio e Steve Adler na bateria.

Conhecer um pouco de Guns passa por conhecer este álbum. Amar o Rock passa por conhecer este álbum. Agressivo, denso e bem trabalhado, o Appetite For Destruction ainda é muito tocado e lembrado por aí e sua importância para o gênero e inegável. Qualidade técnica, carisma, agressividade e muito sucesso, estas podem ser palavras que descrevem este trabalho inigualável de estreia de uma das maiores bandas do mundo: o Guns N’ Roses.

Relação das Músicas:

01 – Welcome To The Jungle
02 – It’s so Easy
03 – Nightrain
04 – Out Ta Get Me
05 – Mr. Brownstone
06 – Paradise City
07 – My Michelle
08 – Think About You
09 – Sweet Child O’ Mine
10 – You’re Crazy
11 – Anything Goes
12 – Rocket Queen

 

A banda se manteve ainda muito relevante na cena Rock após este álbum. Chegou a lançar ótimos trabalhos, fazendo grandes turnês e lançando discos aclamados até hoje. O Guns N’ Roses não precisou de um tempo para criar ótimos trabalhos, pois conseguira no primeiro; mas, infelizmente, no meio da década de 90 e depois de fortes brigas, a banda acabou sendo totalmente reformulada, perdendo muito a sua essência.

Com esta mudança, a banda lançou o Chinese Democracy, já em de 2008, mas o álbum não chegou nem perto de trabalhos anteriores da banda. Com isso, ficou claro que a banda já não conseguia, pelo menos naquela época, fazer trabalhos de impacto igual fizera em décadas anteriores.

Em 2016 a banda voltou a fazer shows com parte de sua formação clássica, contando com Slash e Duff junto de Axl, porém até o momento a banda ainda não lançou nenhum outro trabalho inédito.

Este foi o Tá na Estreia de hoje! Fique atento para não perder nenhum trabalho da série!

Encontre sua banda favorita