O baterista John Dolmayan afirmou que por ele a banda nunca teria parado de fazer discos e turnês.
A banda vem fazendo turnês intermitentes desde 2011, mas ainda não gravou um novo álbum desde 2005.
Dolmayan afirmou em entrevista ao Action Figures da Amazon Prime, onde foi entrevistado por Richard Allan, que “nunca quis que o System of a Down parasse, foi um desastre para nós, porque nós ainda não havíamos atingido nosso ápice. Ainda sinto que há muita música dentro de nós. Por mais que a banda seja enorme – tanto fora dos Estados Unidos, como dentro – nós poderíamos ser ainda maiores, acho que poderíamos ter sido a maior banda do mundo. Por que não conquistar se você tem o potencial?”.
“Então, sinto que, sim, o SOAD é uma grande banda. Nós temos um grande show, sou orgulhoso de tudo que fizemos. Nós chegamos até aqui (aponta um local na mesa), mas poderíamos ter chegado ali (aponta outro lugar mais distante). Não significa que não podemos mais, mas é improvável, porque se você não consegue tirar o seu ego da jogada, por o ego de lado, reunir a banda e entrar em estúdio e fazer o que é melhor para a banda, não dá certo”.
“No final das contas, atingimos coisas grandes. Nossos epitáfios estão prontos, nossos netos poderão dizer quem fomos e poderão ouvir aquilo até o fim da humanidade, eu acho”
“Quando você não atinge seu máximo, é triste”, continua John, “nosso potencial poderia ter sido vender 10 álbuns, mas se fosse esse nosso máximo, poderíamos sair de cena dizendo que fizemos tudo, assim poderia passar o resto da vida feliz. A coisa mais triste é chegar aos 50 anos e estar fazendo algo que te deixa triste sabendo que é sua culpa por não ter tido gana de correr atrás quando podia”.
Veja a entrevista abaixo:
Cerca de um mês atrás, o SOAD voltou aos holofotes ao lançar duas canções novas, “Protect the Land” e “Genocial Humanoidz”, as primeiras em 15 anos. As faixas foram motivadas pelo conflito entre Artsakh e Azerbaijão. Produzidas e escritas pelo guitarrista Daron Malakian, as faixas estão disponíveis via streaming.
Em entrevista recente à Guitar World, Malakian comentou sobre a chance do SOAD produzir músicas novas: “nunca digo nunca. Nós nem sabíamos que isso (as duas faixas novas) iria acontecer. Eu estava pronto para lançar essas duas canções com minha outra banda, o Scars on Broadway, e então a situação do conflito apareceu e nós colocamos as diferenças de lado. E nossas diferenças são em relação aos rumos que a banda deve tomar. Pessoalmente nos damos relativamente bem, mas discordamos quando o assunto é o rumo da banda.”