Supergrupos são bandas formadas de integrantes consagrados de outros projetos. Alguns destes trabalhos são consagrados e marcaram época no mundo do Rock, já outros não deram tão certo assim.
Além destes supergrupos, há também aquelas bandas que surgiram com o fim de outros trabalhos. Nomes como Temple of the Dog, Audioslave e Velvet Revolver são exemplos de supergrupos recentes. Foo Fighters e Queens of the Stone Age já são exemplos de bandas que surgiram com o fim de outras. O caso mais complexo disto é o próprio Pearl Jam, que tem uma história bem legal (falada no vídeo abaixo).
Há também casos de bandas que encerraram suas atividades e deram vida a mais de um trabalho como Aborto Elétrico (que gerou a Legião Urbana e Capital Inicial) e Green River (que gerou Mudhoney e Mother Love Bone).
Além disto, existem bandas consagradas que contam com a presença de músicos consagrados de outras bandas para fazerem parte por um tempo, como o caso de Ian Gillan (grande vocalista do Deep Purple) que gravou um álbum com o Black Sabbath e o baterista Brad Wilk (que fez parte do Rage Against the Machine e Audioslave) tocando também com o Black Sabbath em seu mais recente álbum de estúdio lançado.
O canal Só Me Resta o Rock ‘n’ Roll fez uma live falando sobre estes projetos. No vídeo, Rodrigo Clark e eu conversamos sobre todas estas bandas e suas histórias. Quer conferir? Basta clicar abaixo.