Por conta de conflitos de agenda, o baixista do Stratovarius, Lauri Porra, não poderá se apresentar com o grupo finlandês nos próximos dois shows, nas cidades de Tavastia e Nivala, na Finlândia. Porra já tinha compromissos firmados de apresentação com seu projeto Entropia Bass Concerto nos Estados Unidos.

Para substituí-lo, foi convidado o baixista Jari Kainulainen, que foi membro do Stratovarius no período compreendido entre 1993 e 2005, tendo feito parte da formação clássica do grupo e registrado os álbuns de maior sucesso da banda referência do Power Metal. Kainulainen foi demitido do Stratovarius em 2005 pelo guitarrista Timo Tolkki. Segundo o guitarrista, a demissão de Kainulainen foi por “motivos tão absurdos que não valem a pena explicar”. Cabe lembrar que o Stratovarius na época passava por um período de fortes tensões, que incluíram a demissão-relâmpago de Timo Kotipelto e do diagnóstico de transtorno bipolar do guitarrista Timo Tolkki.

Atualmente, a formação do Stratovarius conta, além de Lauri Porra, com o vocalista Timo Kotipelto, o tecladista Jens Johansson, o guitarrista Matias Kupiainen e o baterista Rolf Pilve. O mais recente trabalho de estúdio da banda é o álbum Eternal, seu décimo-sexto álbum de estúdio, lançado em 2015. Confira a seguir um vídeo ao vivo do Stratovarius em 2004, ainda com o baixista Jari Kainulainen.

Encontre sua banda favorita