Composto por 4 músicas autorais, a banda Stonex apresenta “Seeds of Evil” um trabalho calcado no tradicional metal tocados no anos 70 e início dos 80. Com influências claras dos grandes ícones do metal, como Sabbath, Purple e Judas, o Stonex tenta não inventar demais neste EP.
Apesar da capa do trabalho estar bem executada, eu acho que faltou um pouco de percepção para remeter o ouvinte mais para a proposta que o Stonex queria passar, algo mais setentista, que levasse o ouvinte a entrar na viagem da banda. Para mim, a capa me trouxe a sensação de um trabalho mais macabro. Outro detalhe que contribuiu também é o desenho do logo da Stonex. É também uma fonte mais macabra do que deveria para um disco rock n’ roll setentista. E outro detalhe que incomoda é que a mesma fonte foi utilizada atrás do encarte para detalhar as faixas e informações do disco. Completamente ilegível. Sorte que trata-se de um EP e são detalhes que poderão ser ajustados para um próximo trabalho.
Falando do som do Stonex, temos a abertura com “Dressed in Black” que é a melhor música das 4 propostas pelos caras. A gravação, um pouco abaixo do que se espera, porém aceitável para um EP, não contribui para mostrar o quanto esta música pode ser boa.
Navegar entre o Hard Rock e o Heavy Metal com equilíbrio é a proposta do Stonex. “Eletric Sky”, segunda faixa do disco mostra bem isso. Carregada de influência ‘sabatista’, ela tem umas variações interessantes da metade para o final que modifica completamente a música.
Ramon tem um vocal rasgado que cai bem para a proposta do Stonex. “Maggots on my Brain” terceira faixa do EP, mantém a influência de Sabbath e mostra que os sergipanos vieram para fazer o arroz com feijão. E para fechar, “Master of the Pit” faz o ouvinte voltar aos idos de 1970 como se estivesse botando seu LP para rodar na vitrola novamente.
Para quem gosta de um som com essa pegada, o Stonex pode trazer bons frutos em um futuro próximo – afinal este EP é de 2014. É o tradicional, sem invenção, bem feito mas que pecou em alguns detalhes de produção e finalização.
Formação
Ramon Guerrero – Vocal
Marcelo Hazz – Guitarra
Atílio Bass – Baixo
Adriano Cardoso – Bateria
Faixas
Dressed in Black
Eletric Sky
Maggots in My Brain
Master of the Pit