O guitarrista Matheus Campista resolveu responder a uma declaração do ex-produtor do Nirvana, Jack Endino, na qual ele compreende claramente  que o produtor quer dizer que se for fazer  letras em Inglês, tem que se fazer um trabalho bem feito. Endino, que também produziu Soundgarden, Mudhoney e fez alguns trabalhos com os Titãs, usou suas redes sociais para criticar bandas brasileiras que compõem em inglês. “Bandas brasileiras!!! Por que vocês cantam em inglês? Eu não consigo entender uma palavra!”, escreveu o produtor, que disse ainda achar muito difícil que bandas de outros países consigam fazer sucesso nessa língua.

Porém, a realidade mundial em que vivemos é uma grande oportunidade, é o que Matheus Campista comenta: “Cantar  e compor em inglês é um grande desafio e por isso  tem que ser um trabalho bem feito, com critério, mas não podemos generalizar como algo que não nos é permitido por sermos de um país onde a língua nativa não é o inglês. O mundo hoje da globalização, da internet e plataformas digitais ,deram as bandas a oportunidade de ter acesso a públicos do mundo inteiro de forma instantânea. Partindo do pressuposto que o inglês é uma língua universal, as bandas que cantam em inglês hoje em dia conseguem acessar um público muito maior devido à internet.”, respondeu Campista. Esse fato tem sido muito notável inclusive durante a pandemia, em que muitas bandas brasileiras relataram o aparecimento de novos fãs de outras línguas, justamente por conta dessa universalidade que a língua inglesa traz.

 Matheus é guitarrista da banda Stone Age A.D., banda brasileira que compõe e canta em inglês e teve uma excelente repercussão para o seu álbum de estreia, “The Awakening of Magicians”, recebendo críticas positivas dos principais veículos de mídia especializada. A banda revelação do Classic Rock brasileiro segue em fase de produção de novo material para seu segundo álbum, que terá mixagem realizada em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Sobre a questão de que pessoas de outras línguas não fazem sucesso em inglês, como bradou o produtor, Matheus citou alguns exemplos. “Existem várias bandas que  não são nativas em inglês, como  exemplo, o Scorpions, que ao longo de sua carreira foram amadurecendo seu trabalho na língua inglesa e hoje tem aceitação mundial.”, comentou o guitarrista, que convida aos leitores a tirarem suas próprias conclusões na audição de “Akhenaton”, um dos lançamentos do Stone Age A.D..

Confira “Akhenaton” no YouTube:

Para acompanhar as novidades da Stone Age A.D., siga a banda em suas redes sociais.

Stone Age A.D.:

Philipe Antunes (Voz/Violão)

Matheus Campista (Guitarra/Violão)

Leandro Abritta (Baixo)

Frederico Fontes (Teclado)

Marcelo Athouguia (Bateria)

Mais Informações:

Facebook: https://www.facebook.com/StoneAgeAD/

Instagram: https://www.instagram.com/stoneage_ad/

Encontre sua banda favorita