Após um atraso ocasionado pela pandemia do Covid-19, o sexto álbum do inquieto ex Porcupine Tree, Steven Wilson, foi agendado para lançamento em 29 de janeiro de 2021. “The Future Bites” aborda as formas como o cérebro humano evoluiu com o advento da Internet. O disco “To The Bone “(2017) confrontou as emergentes (na época) questões globais de postagens verdadeiras e notícias falsas (as ditas fake-news). “The Future Bites” coloca o ouvinte em um mundo de vícios do século 21.
“É um lugar onde experimentos públicos em andamento com tecnologia nascente em nossas vidas acontecem constantemente; onde cliques e tiques se tornaram mais importantes do que a interação humana. “The Future Bites” é menos uma visão sombria de uma distopia que se aproxima e mais uma leitura curiosa e lúdica de um mundo tornado ainda mais estranho e separado pelos acontecimentos de 2020″ afirmou Steve.
Após o lançamento de “Personal Shopper” no início do ano, uma segunda música do novo registro está disponível online. “Eminent Sleaze” seu novo single, é um questionamento filosófico concentrado em um funk, completamente dispare dos projetos anteriores de Steven, e impressiona pela diversificação (para variar!) sonora.
O lançamento virá com uma estrutura de peso. Estará disponível em todas as plataformas digitais. vinil, cassete, CD e como uma edição limitada deluxe box set que contém CDs do álbum, uma versão instrumental do álbum, material bônus (incluindo 6 canções adicionais e várias versões retrabalhadas de faixas do álbum), entre elas um mix estendido de 19 minutos de “Personal Shopper”, uma fita cassete de demos e um Blu-Ray com vídeos e o som surround 5.1 do próprio Steven Wilson e versões Dolby Atmos do álbum.
“The Future Bites” é o primeiro álbum contemporâneo a ser mixado e lançado em Dolby Atmos. Abaixo disponibilizado os singles “Personal Shopper”, e “Eminent Sleaze”: