O ex-vocalista do JOURNEY Steve Perry criticou a tecnologia de correção de tom Auto-Tune , dizendo que são as imperfeições da voz humana que tornam a música atraente.

Criado pelo músico e cientista geofísico Dr. Andy Hildebrand em 1997, o Auto-Tune é um programa de software que corrige o tom digitalmente, permitindo que cantores que cantam desafinadamente produzam faixas vocais perfeitamente afinadas. Desde sua introdução, o plug-in se tornou um equipamento padrão em estúdios de gravação profissionais, mas o movimento anti-Auto-Tune afirma que “não é vocal”.

Em uma nova entrevista com Kyle Meredith , Perry afirmou que o tom perfeito é quase impossível de alcançar, e que são as falhas e imperfeições naturais que tornam uma voz memorável e comovente.

Auto-Tune transformou todos no mesmo cantor, o que eu acho trágico”, disse ele.

“Um músico muito brilhante me disse há muito tempo, ele disse que quando você ouve alguém tão bonito quanto uma [ Barbra ] Streisand , seu coração diz: ‘Não acredito que ela pode fazer isso. Como ela está fazendo isso ? ‘ E então você ouve Muddy Waters e ganha um toque emocional também. Bem, são duas direções vocais totalmente diferentes, dois timbres vocais totalmente diferentes, estilos diferentes. Bem, um é angelical e bonito e o outro tem alguma dificuldade , e é a luta e as imperfeições que você puxa também. Há essa coisa humana.

“Cantar é a coisa mais primitiva – é realmente uma forma muito primitiva de comunicação”, acrescentou Perry . “E, obviamente, vai durar um pouco. É por isso que não estou muito feliz que as pessoas estejam apagando essa descrição que acabamos de falar com o Auto-Tune .”

Os defensores do Auto-Tune compararam a voz humana a um instrumento e argumentaram que o Auto-Tune é meramente um efeito como um vocodor, talk box ou um pedal wah-wah.

De acordo com a Antares Audio Technologies de Hildebrand , mais de 90% de suas unidades Auto-Tune estão nas mãos de amadores; músicos amadores e procurando suavizar suas últimas gravações de porão.

No início deste ano, Paul McCartney ganhou as manchetes quando disse acreditar que John Lennon teria adorado usar o Auto-Tune , que foi inventado quase duas décadas após a morte de Lennon em 1980. “Eu diria que se John Lennon tivesse tido uma oportunidade , ele teria superado tudo “, disse McCartney . “Não tanto para consertar sua voz, mas apenas para brincar com ela.”

O álbum de férias de Perry , “The Season” , foi lançado em 5 de novembro pela Fantasy Records .

Uma das vozes mais icônicas da história do rock and roll, Perry cativou gerações com o poder absoluto de seu alcance e o calor extraordinário de seu tom. Sua carreira fenomenal incluiu o desembarque na lista dos “100 Maiores Cantores de Todos os Tempos” da Rolling Stone , liderando o JOURNEY durante a era de maior sucesso da banda e ganhando entrada no Hall da Fama do Rock And Roll .