O possível desafio legal final à propriedade do Led Zeppelin de Stairway To Heaven terminou. A Suprema Corte dos EUA recusou-se hoje (5 de outubro) a ouvir o caso, encerrando o assunto de uma vez por todas.
O Zeppelin foi inicialmente processado por direitos autorais em 2014, com o demandante Michael Skidmore, agindo em nome do espólio do falecido Randy Wolfe do Spirit – também conhecido como Randy California – alegando que o icônico riff de abertura da música havia sido roubado da faixa Taurus do Spirit.
O Led Zeppelin venceu o caso em 2016, mas foi revivido em recurso em 2018. Em março deste ano, um painel de 11 juízes do Tribunal de Recursos do Nono Circuito manteve o veredicto original.
Especialistas em musicologia que testemunharam durante o julgamento afirmaram que o padrão musical descendente compartilhado por ambas as canções foi um artifício musical comum por séculos. Um exemplo citado foi Chim Chim Cher-ee, do musical Mary Poppins da Disney de 1964.
No ano passado, 123 artistas incluindo Korn , Tool , Rob Halford do Judas Priest , Nancy Wilson do Heart, Mike Shinoda do Linkin Park , Les Claypool do Primus prometeram seu apoio ao Led Zeppelin , dizendo que governar com Skidmore prejudicaria a criatividade da indústria da música em geral ”e causaria“ litígios excessivos e injustificados ”no futuro.
FONTE: Loudersound