Através da nota abaixo, a Speedfreak Bookings esclarece a suspensão de suas atividades no país:
“Gostaríamos de comunicar que as atuações da Speedfreak Bookings no Brasil, principalmente na região Sudeste/Nordeste, estão suspensas até o momento em que sentirmos que podemos voltar a atuar neste cenário.
Acho importante listar alguns dos fatores que nos levam a esta decisão.
– O descaso de “ALGUNS” produtores.
Felizmente não são todos, mas muitos produtores estão mostrando total descaso/desrespeito com as bandas/público.
Estamos cansados de produtores que não divulgam seus eventos de forma correta, somem e não dão satisfação nenhuma, estão cagando e andando para onde a banda vai dormir, ou o que vão comer.
Produtores que, em situação de prejuízo, sequer apresentam uma ideia ou interesse de como quitar/negociar suas dividas, produtores que fazem acordo de bilheteria mas nunca pagam o valor correto, ou ao final do evento estão caindo de bêbados.
– O descaso e falta de compromisso das pessoas envolvidas com Som.
Observamos que muito é falado sobre as questões dos atrasos nos shows do Brasil, porém poucos conseguem entender o que leva a esses atrasos.
E um fator que nos chamou a atenção é que, geralmente as pessoas envolvidas com aluguel de som (PA, amplificadores, bateria) nunca chegam no horário combinado e em 90% dos casos eles são os maiores responsáveis pelos atrasos. Sem contar no despreparo e falta de interesse em fazer um bom controle da Mesa de Som. Muitas vezes o mesário após a primeira banda nem mesmo no evento fica.
– Falta de Público
Viemos observando uma queda gradativa no público. Cidades que tinham uma média de público de 100 pessoas, foram caindo para 80, 60, 40, 20 e já não é raro ver eventos com dois ou cinco pagantes… Obviamente é clara a situação caótica que o país está vivendo e de forma alguma queremos culpar a “cena”, entretanto, com um público tão escasso fica difícil que produtores sérios consigam arcar e cumprir com os combinados.
Por fim, infelizmente somos obrigados a dar uma pausa nas nossas atividades.
A turnê da banda italiana Violentor será adiada.
Tentamos a todo custo estabelecer um “circuito de turnês” de bandas do underground, e conseguimos por um bom tempo, mas tudo tem limite e a situação não é nem um pouco favorável.
Sabemos que temos potencial/público/bandas/produtores sérios que conseguiram e irão conseguir em um outro momento sustentar este circuito porém não neste momento.
O momento é de reflexão, e questionamento… O que podemos fazer? O que podemos melhorar? O que podemos cobrar?
Agradecemos o apoio de todos aqueles que ajudam e colaboram de forma positiva em nossas atividades. Sabemos exatamente quem são essas pessoas! Obrigado!
Saudações,
Speedfreak Bookings
Fonte: Odicelaf Blog zine