A banda de groove metal Soufly realizou um show na cidade de St. Louis no último dia 26 de agosto, como parte de sua turnê pelos Estados Unidos. Na oportunidade o grupo, liderado pelo brasileiro Max Cavalera, fez um cover de “Replica”, um dos principais sucessos do Fear Factory e que teve a participação de Dino Cazares, guitarrista e um dos fundadores da referida banda.
A performance foi registrada por um dos espectadores e pode ser conferida abaixo:
Cazares se juntou ao Soufly para a turnê que começou no dia 20 de agosto e se encerrará em 25 de setembro na cidade de Tempe, estado do Arizona.
Ao site Heavy New York, Max Cavalera falou sobre a chegada do guitarrista à banda: “Estou extremamente inspirado, animado e feliz por Dino estar fazendo isso conosco. Dino é um velho amigo. Nossa amizade remonta aos primeiros dias do Sepultura chegando a América. Acredito que nos conhecemos na turnê ‘Beneath The Remains’. Com certeza éramos amigos na turnê ‘Arise’. Ele conta a história melhor, mas ele teve que lutar comigo [sobre] a fita demo [Fear Factory] que tinha ‘Big God’ nele. Eu adorei. Eu estava ouvindo em seu Walkman. Não queria devolver a ele. E era sua única cópia. E tivemos que lutar. Ele finalmente conseguiu, mas acabei incomodando [o então executivo da Roadrunner Records A&R] Monte Conner naquela época e dizendo: ‘Você é um idiota se não contratar essa banda.’ Acho que até os chamei de ‘o futuro do metal’ naquela época. Eu estava, tipo, ‘Este é o futuro do metal.’ Se você não os ver, você é um idiota. E então Monte assinou com eles, e o resto é história, como dizem. “
Ele continuou: “É por isso que esse vínculo, essa possibilidade, a situação que aconteceu e precisávamos de alguém para preencher, não poderia pensar em alguém melhor do que Dino – musicalmente e como amigo. Porque ainda estamos muito magoados , principalmente das coisas que [o ex-guitarrista do Soufly, Marc] Rizzo tem dito [na imprensa] – isso nos machuca muito. E é bom ter um amigo com quem você pode falar sobre isso. E musicalmente eu acho que é loucura. Para pensar em músicas, especialmente aquelas que têm guitarras crocantes, eu fecho meus olhos e imagino o som de Dino em algumas dessas músicas, como ‘Downstroy’ e ‘Babylon’ … Porque há muito barulho – O Soulfly sempre teve barulho. Mas Dino é um outro nível de bebedeira. [Risos] .“
Assim que foi anunciada a sua participação no Soufly para a turnê, Cazares disse em um comunicado: “Quando conheci Max pela primeira vez, em 1991, eu sabia que seríamos amigos de longa data. Eu estava no bar, ele agarrou meu braço e gritou ‘Papa Capado.’ Eu perguntei: ‘Quem é você F@ #%? Ele disse’ Eu sou o Max ‘e daí nós nos demos bem. Naquela mesma noite, toquei para ele a fita demo de Fear Factory em seu Walkman em seu quarto de hotel enquanto estávamos participando de uma convenção de música em Los Angeles. Ele gostou tanto que não quis devolver, então tive que lutar com ele e tirar do walkman dele [risos]. Era minha única cópia. Max disse a Monte Conner , o diretor de A&R da Roadrunner Records, que tínhamos uma nova demo que ele precisava conferir, então nosso empresário na época enviou nossa demo para Monte depois que muitas gravadoras nos rejeitaram. O resto é história.
“Nos últimos 30 anos, participei de alguns projetos de Max e pulei no palco quando e onde pudesse. Agora é uma grande honra fazer esta turnê ao lado de Max como o segundo guitarrista. Será incrível para todos os fãs para ver nós dois tocando uma seleção de músicas do Soulfly e alguns extras familiares. Muito respeito ao Max e sua família – obrigado por sempre me fazer sentir em casa com a Tribo Soufly. Vamos lá !!!! Um Dois Três Quatro”, completou.
Embora a saída de Rizzo do Soufly não tenha sido anunciada oficialmente até 7 de agosto, foi especulado grandemente que ele estava fora do grupo dois dias antes, tão logo foi revelado que Dino tocaria guitarra para a banda na atual turnê.
No início do mês, Max disse ao portal Metal Kaoz que Marc tem dito “mentiras e besteiras” em algumas de suas entrevistas recentes sobre sua saída do SOULFLY. “Todas essas acusações – doem”, disse ele. “Dói ouvir. Depois de tudo o que fizemos por ele – colocamos ele em todos os discos e sempre cuidamos muito bem dele, muito, o tratamos muito bem. Ouvir ele nos esfaqueando. Ele está obviamente tentando fazer os fãs ficarem contra mim e fazer dele a vítima … É uma m%$#@ ouvir tudo isso. Definitivamente me machuca quando ouço todas essas acusações que eu sei que são mentiras e besteiras; é tudo fabricado por sua mente maluca. Eu não sei. É uma situação estranha. “
E acrescentou: “Não quero transformar isso em uma coisa feia. Não quero falar mal dele; realmente não quero. Claro que não gosto dessas acusações, e é besteira, mas ele tem o direito de dizer o que quer. Mas acho que o tratamos muito bem durante todos esses anos. Colocamos ele no mapa.”
Fonte: Blabbermouth.net