Slipknot: 10 fatos que você provavelmente não sabia sobre “Iowa”

Todo mundo sabe que a segunda tentativa do Slipknot em “Iowa” foi a coisa mais distante de uma “crise do segundo álbum”. Depois de entrar em cena com seu álbum de estréia em 1999, um tsunami de pressão estava vindo para a banda quando eles voltaram ao estúdio para trabalhar em seu próximo lançamento. Eles agora eram superstars, e isso aconteceu de forma rápida e inesperada.

Não é preciso ser um cientista de foguetes ou um teórico da música para apontar que “Iowa” é a obra de arte mais sombria, raivosa e pesada do Slipknot até hoje. É tipicamente a escolha preferida entre os Maggots (como são chamados os fãs das banda), que têm se alimentado do clima sinistro das músicas nos últimos 18 anos.

Os Nove estavam em uma forma absolutamente terrível, tanto mental quanto fisicamente. Eles tinham mais dinheiro em suas contas bancárias, o que alimentou seu vício em drogas e álcool. O rápido crescimento do nível de reconhecimento que se seguiu ao lançamento de seu debut os forçou a entrar em depressão e ansiedade, o que provocou ainda mais sua dependência de substâncias.

Embora o “Vol. 3: The Subliminal Verses” alcançariam o segundo lugar na Billboard 200 e “All Hope Is Gone”, “.5 The Grey Chapter” e “We Are Not Your Kind” atingiriam o pico no topo da tabela, haverá apenas um obra-prima tão desastrosamente incrível quanto “Iowa”. Em homenagem ao 19º aniversário do álbum, aqui estão 10 fatos que você pode não saber (a menos que seja um Maggot obstinado).

1. O “fuck” nas letras:

A palavra “fuck (foda)” aparece aproximadamente 38 vezes ao longo de todas as canções do álbum. Ei, nós dissemos que eles estavam com raiva.

2. Todos saudam a cabra:

A capa do álbum de 2001 mostra uma cabeça de cabra animada, mas a edição de aniversário de 2011 apresenta uma foto real da lateral da cabeça da cabra pregada em uma parede de madeira. A arte é creditada a Shawn ClownCrahan — não sabemos de onde ele tirou uma cabra morta e não temos certeza se queremos.

O álbum foi oferecido gratuitamente por várias lojas de discos no Reino Unido em 2001 para clientes que trouxeram uma cabra viva com eles. Provavelmente para proteger seus olhos da capa do álbum.

3. Ele dominou as paradas:

Por mais pesado que a banda seja, o segundo trabalho estreou no Top 10 das paradas em nove países e alcançou a posição número 3 nos EUA. Desde então, foi certificado como platina nos EUA, Reino Unido e Canadá.

4. Uma tragédia quase o fez fracassar:

Iowa” foi lançado em 28 de agosto de 2001. Embora tenha vendido inicialmente, uma tragédia atingiu os EUA quando os eventos de 11 de setembro aconteceram apenas algumas semanas depois. O país entrou em choque e, compreensivelmente, muitas pessoas não estavam focadas na música.

O que as pessoas não percebem é que, por mais popular que fosse ‘Iowa’, aquele álbum não vendeu. Aquele álbum não vendeu nada depois de 11 de setembro”, disse Corey Taylor ao The Ringer. “Todos nós meio que sentimos, se você fosse uma banda pesada, você sentiu o calor do que aconteceu com o 11 de setembro. Então, você não só foi incapaz de lamentar com seu país pelo que aconteceu, mas agora é tipo, ‘Jesus Cristo , o que nós fizemos?’

Eventualmente, o ímpeto voltou a crescer e as pessoas até começaram a encontrar consolo na catarse que o álbum lhes trouxe.

5. Havia 666 Maggots sotudos antes de seu lançamento:

Poucos meses antes do álbum ser lançado, o Slipknot ofereceu um CD de uma faixa com “The Heretic Anthem” de graça para as primeiras 666 pessoas que acessaram o site da Roadrunner quando o concurso foi anunciado.

6. O produtor Ross Robinson estava quebrado antes da produção:

Tipo, literalmente. Pouco antes do início da produção, Ross Robinson sofreu um acidente em sua moto e quebrou a coluna. Mas isso não o impediu, ele canalizou sua dor física para a produção do álbum enquanto a banda usava sua dor emocional. Eles não o chamam de “Padrinho do Nu-Metal” por nada.

7. Corey Taylor se machucou fisicamente no estúdio, de propósito:

Existem frontmen dedicados e, em seguida, Corey Taylor. O cantor queria infligir dor a si mesmo, a fim de oferecer a performance vocal mais brutal e intensa que pudesse. Durante a gravação da faixa homônima, ele se despiu na cabine vocal, se cortou com uma vela quebrada e se obrigou a vomitar.

Nunca diga que ele não deu tudo de si.

8. Sid Wilson estava em colapso emocional na faixa de abertura, “(515)”:

O avô de Sid Wilson faleceu enquanto a banda estava no estúdio e ele não pôde comparecer aos serviços. Ele foi gravar a faixa de abertura “(515)” e teve um colapso emocional. Clown disse a Revolver: “Chego no dia seguinte, Ross está chorando. Põe os braços em volta de mim. ‘Estava esperando por você, Clown. Você é uma das poucas pessoas que vai entender isso. Esta é minha parte favorita do álbum. É a parte mais verdadeira do álbum’.

9. A história de “Gently”:

Clown na verdade escreveu a música antes do Slipknot, e ela apareceu pela primeira vez em seu lançamento de estreia, “Mate. Feed. Kill. Repeat.”. Taylor alterou ligeiramente a letra quando a banda a regravou para “Iowa”, retirando algumas frases.

10. Isso trouxe o Stone Sour de volta:

Os membros do Slipknot ainda refletem sobre a formação de “Iowa” até hoje, citando o quanto eles não suportavam um ao outro naquela época. Todos estavam experimentando tantas atrocidades pessoais diferentes que eles estavam na garganta uns dos outros. Então, Corey Taylor decidiu voltar com Stone Sour, que havia desistido em 1997, e Jim Root se juntou a ele.

Houve muitos gritos e muita animosidade, e esse é um dos grandes motivos pelos quais o Stone Sour reiniciou. Tínhamos que nos livrar da merda. E percebi que estava desistindo de muito poder, muito controle. Então, quando fizemos Stone Sour, fiz boa parte da produção e dos arranjos, o que foi bom para a minha cabeça, mas não resolveu o problema”, disse Taylor a Revolver.

Fonte: Loudwire

Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
*Disponível apenas para Android

Encontre sua banda favorita