Os fãs da banda ainda estavam se deleitando com o tormento causador de chicotadas do festival thrash-fest da banda em 1986, Reign in Blood e a turnê torrencial para apoiá-lo, quando os membros pisaram no freio e começaram a trabalhar nas músicas mais lentas e atmosféricas que viriam a compor South of Heaven , lançado em 5 de julho de 1988.

Para o primeiro capítulo de sua carreira, o SLAYER era malditamente malvado – mas com todo o respeito, eles eram apenas rápidos, barulhentos e furiosos como o inferno. Os álbuns do quarteto de thrash de Los Angeles tiveram – até o final do anos 80 – mais sobre uma mistura de velocidade irracional, raiva crível, e valor de choque do que qualquer outra coisa. Show No Mercy de 1983 era todo contos divertidos de guerreiros de magia negra, enquanto Hell Awaits de 1985 brincava com conceitos como vampiros, necrofilia e o inferno bíblico. Mesmo Reign In Blood, de 1986 , considerado por muitos como o auge da banda, é alimentado mais pela ira do que pela ameaça.

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Sla̲y̲e̲r – Sou̲t̲h of Heaven̲ (1988) [Full Album] HQ

Mas com South Of Heaven de 1988 , o Slayer se tornou oficialmente a banda mais malvada do metal. Ao experimentar o ritmo e escrever letras com uma abordagem mais psicológica para os horrores deste mundo e do próximo, o Slayer evoluiu de um tanque em chamas sem freios acelerando no campo de batalha, para uma sombra sônica se espalhando pelo rosto da música pesada e mergulhando em uma noite sem fim.

O álbum marcou uma virada para o Slayer e provocou uma resposta um tanto ambivalente. Muitos fãs ansiando por uma continuação da ferocidade cegante de Reign in Blood ficaram desapontados com a composição mais contida de South of Heaven . Outros, que não vibravam com os andamentos hardcore de Reign ou gostavam de ouvir o progresso das bandas de um álbum para o outro, ficaram extasiados com o fato de o Slayer estar experimentando mais interlúdios texturais, andamentos de ritmo médio e vocais que se aproximavam do canto real. E muito depois de seu lançamento, a faixa-título, “Silent Scream“, “Mandatory Suicide” e “Ghosts of War” permaneceram as favoritas dos fãs e o grampo do show ao vivo do grupo.

O álbum começou tarde”, disse o vocalista Tom Araya.  “Não foi bem recebido, mas acho que meio que cresceu em todo mundo mais tarde. Foi algo que fizemos diferente de propósito. Não foi rápido e não teve aquele efeito Reign in Blood . ”

Em retrospecto, teria sido impossível, ou pelo menos inútil, para o Slayer seguir Reign in Blood com outra sinfonia de velocidade. Esse álbum foi considerado tão universalmente como o pináculo do thrash que, se eles tivessem priorizado a velocidade sobre tudo o mais, não haveria nenhuma maneira de o álbum ter saído como algo além de uma pálida imitação.

Foi tipo, não seremos capazes de superar o álbum inteiro”, disse o guitarrista Jeff Hanneman ao Revolver.  “Não vamos conseguir vencer isso. É por isso que fizemos South of Heaven e Seasons [In the Abyss] . Nós apenas suavizamos um pouco – não suavizamos, mas desaceleramos. ”

South of Heaven é o quarto disco de estúdio do SLAYER, lançado a 5 de Julho de 1988. Foi novamente produzido por Rick Rubin, e foi o segundo disco do Slayer a entrar nas paradas da Billboard 200. Também foi o último a ser lançado pelo selo Def Jam Recordings, quando depois a banda assinou com a gravadora American Recordings. Ele foi um dos dois únicos álbuns da Def Jam a ser distribuído pela Geffen Records através da  Warner Bros Records porque seu distribuidor original, Columbia Records se negou a trabalhar com a banda.

Em 2017, foi eleito o 47º melhor álbum de metal de todos os tempos pela revista Rolling Stone. 

FONTE: Loudwire

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