Destaque no Aztech Metalfest Online, queque ocorreu recentemente, a Sinoptik é mais uma banda de Kiev, na Ucrânia, que começa a ganhar notoriedade mundo afora. O trio de “occult rock” lançou o single ‘Black Soul Man’, uma canção de combate à opressão, que basicamente busca confortar tantas pessoas. A exemplo dos próprios ucranianos, que obviamente também as sofreram em determinado momento da vida.

Sinoptik foi formada em 2014 em Donetsk, mas a guerra civil forçou Dmitriy Afanasiev (guitarra, teclado e voz), Ruslan Babayev (bateria) e Aleksandr Savin (baixo) a mudar para a capital Kiev. Segundo os músicos, a situação de deslocamento em meio aos caos deixou um sentimento de serem tratados como “cidadãos de segundo classe”.

A sonoridade da banda é uma mescla do clássico com o moderno: reverbera a aura do rock setentista e é amparado com uma produção caprichada, onde todos os instrumentos são perceptíveis de forma “cristalina”. A forte, porém triste ‘Black Soul Man’ sintetiza com perfeição a proposta da Sinoptik, uma música contemporânea com referências de lendas como Pink FloydBlack Sabbath e Jimi Hendrix.

Dmitriy Afanasiev comenta sobre o conceito de ‘Black Soul Man’. “Música é uma ferramenta que deve ter uma mensagem bem clara – mudar o mundo para melhor. ‘É a sua vez de mudar’ é a nossa principal mensagem nesta canção. E se nos unirmos, juntos termos forças para mudar o destino da humanidade. Podemos mudar e fazer este planeta um lugar melhor, precisamos ser mais gentis, mais compreensivos e tolerantes“.

Sinoptik lançará um novo álbum no primeiro semestre de 2021, e ‘Black Soul Man’ é a perfeita amostra do rock psicodélico que estes ucranianos entregarão para conquistar cada vez mais espaço. Na bagagem, carregam o prêmio de “Melhor Banda do Mundo”, em 2016, no Berlin Global Battle of the Bands, além de ser banda de abertura para nomes como Uriah HeepMarilyn Manson, entre outros. Abaixo disponibilizado o clipe de “Black Soul Man”:

Fonte: Leandro Coppi

Encontre sua banda favorita