O mundo conheceu a norte-americana Side Chain com mais profundidade, em 2017, quando lançaram o álbum “Alchemy”. Apesar de haver mudanças na formação das guitarras e falecimento do primeiro baixista, a banda seguiu cumprindo o seu dever. No entanto, 2019 foi o seu último ano regular, já que depois de lançar o single “Anomaly” naquele ano, só veio a aparecer agora com a nova canção “Equipoise Delirium”, lançada em fevereiro. Seguindo um estilo muito em alta hoje em dia, essa música tem clima denso e pesado, o que já é o bastante para arregimentar milhões de ouvintes.

A banda considera a sua canção como um hard rock sombrio e melancólico. Bom, se a própria banda diz isso, ninguém deve discordar. Porém, pelas minhas audições, posso elevar essas características a algo muito mais introvertido do que uma faixa de hard rock. Devemos concordar que as suas timbragens fazem um apelo sonoro, que propõe se aproximar mais do campo virtuoso do que radiofônico, que é o ambiente clássico para bandas mais hard rock. Mas sobre ser sombrio e melancólico, existem verdades aqui, pois a música nos faz lembrar intimamente de nomes como Black Sabbath e Type O Negative.  

O show de interpretação do vocalista James Pennington é de uma profundidade sentimental, o que o faz se encaixar perfeitamente no clima gerado pelos riffs e arranjos. Aquela base arrastada, com o baixo segurando o peso e distribuindo confiança na execução, é de um valor agregador tremendo, já que o então novo baixista Mike Helmbeck, que gravou em estúdio a música “Subterfuge” (2018) que o baixista original John Kyzer gravaria antes de morrer, aceitou ocupar o lugar do saudoso amigo em definitivo. “Equipoise Delirium” possui um sabor de balada, mas sua essência ácida e nebulosa afasta qualquer analogia a amores e paixões.

A parte artística é incontestável já que, além de Helmbeck, James Pennington (vocal), Nathan Cameron (guitarrista) e os fundadores Dustin Miller (guitarrista) e Stephen Shatzer (baterista) são músicos de altíssimo gabarito. Mas o embelezamento musical não é composto apenas pelas melodias dos acordes, vocais clementes e peso da cozinha. Nada disso seria tão evidente, se não fosse pelo trabalho de produção satisfatório do próprio Shatzer. De toda forma, “Equipoise Delirium” é uma canção elegante, pomposa e que tem poder de tocar os nossos sentimentos. Se pelo mundo, alguém não gostar de uma música assim, é porque vive com a alma castigada.

Confira o single “Equipoise Delirium”:

Siga a banda pelo Spotify e Facebook:           

https://www.facebook.com/Sidechainband

Discovered and supported via Musosoup #sustainablecurator