SER FÃ É TUDO DE BOM

Vazou o áudio do show secreto do Nirvana na Escócia em 1991

Em uma noite chuvosa, no fim do ano de 1991, na cidade de Edimburgo (capital da Escócia), o Nirvana fez um show secreto para um público bem reduzido em um pub chamado Southern Bar. Havia cerca de três meses que o Nevermind (trabalho de maior sucesso da banda) tinha sido lançado e, naquela semana, havia entrado para o “Top 40” do Reino Unido e estavam chegando ao auge de seu sucesso. Os poucos que estavam presentes no bar naquela noite contaram com um show secreto e exclusivo.

O Nirvana estava em turnê pela Europa e havia tocado no dia anterior no Calton Studios, na mesma Edimburgo, com os ingressos esgotados. Kurt não estava bem de saúde, seu estômago acusava muitas dores e um médico chegou a proibi-lo de fazer apresentações devido a seu a este problema. Além do estômago, sua garganta estava inflamada, cantar poderia gerar mais problemas ainda para ela. Mas ele não queria deixar de fazer as apresentações, então seguiu o cronograma.

Uma banda de Edimburgo, The Joyriders, convidou o Nirvana para ajuda-los em um show beneficente que seria em prol de um hospital da cidade chamado Sick Kids e aconteceria no domingo seguinte ao show do Nirvana no Calton Studios. Aquele domingo era um dia programado para descanso, tanto do Nirvana quanto das bandas de apoio que acompanharam o trio de Seattle pela turnê europeia. Mesmo assim, Kurt aceitara o convite e disse que faria o show.

No panfleto da divulgação do show não havia o nome do Nirvana, só havia um escrito dizendo “Atração Especial”. Existiam rumores de que poderia ser o Nirvana, mas nem todos acreditavam que uma banda que havia esgotado seus ingressos no dia anterior, tocaria em um pequeno pub num domingo chuvoso. As poucas pessoas que ficaram no bar tiveram a experiência de curtir um show acústico e secreto, onde subiram ao palco apenas Kurt Cobain e Dave Grohl (Kurt com um violão e Dave tocou um baixo acústico). O baixista da banda, Krist Novoselic, ficou no bar bebendo junto de uma das bandas de apoio do Nirvana durante a turnê, a banda japonesa Shonen Knife.

Que o show havia acontecido, não é novidade. Aliás, houve muitas matérias falando do tal show secreto. Porém, a novidade no caso fora um áudio divulgado recentemente, em comemoração aos 26 anos do show. Sim, a apresentação ocorrera há 26 anos atrás e apenas agora fora apresentado uma gravação em áudio dela. O show em si fora bem curto, algo em torno de 5 músicas. Infelizmente, a gravação conta com apenas 2 músicas e meia (são elas: “Dumb”, “Polly” e “Jesus Don’t Want me for a Sunbeam”).

Fica aqui o registro deste show secreto, onde os poucos que acreditaram nos rumores tiveram o imenso prazer de prestigiá-lo. Qualquer um poderia abrir a porta do Pub e ser a atração surpresa daquela noite, mas, confirmando os rumores, fora o Nirvana.

(Áudio do Show Secreto)

Compartilhe:

Tags

Sobre: Helton Grunge

Helton Grunge

Eu me chamo Helton, conhecido como Helton Grunge, sou formado em Letras pela UNESP e vocalista de uma banda de rock chamada Harper's. Moro em Matão-SP desde os 12 anos de idade e cresci ouvindo rock. O que mais me chama a atenção em uma música é a mensagem que ela passa para quem está ouvindo. E o rock, na maioria das vezes, consegue trazer ótimas mensagens para mim e para todo seu público. Minhas bandas preferidas são Nirvana, Engenheiros do Hawaii e Legião Urbana, porém ouço um vasto e variado repertório que passa desde o Pop Rock até o Heavy Metal: sendo um rock trabalhado e de qualidade, com uma mensagem boa a ser passada, estarei ouvindo. Cresci admirando o Aerosmith; seus grandes hits dos anos 90 e a voz inconfundível de seu vocalista Steven Tyler fez com que sua música marcasse o começo de minha adolescência. Aos 14 anos conheci toda a revolta e o grito de liberdade do Nirvana, desde então tornou-se minha banda preferida e o som que ajudou a lapidar meu modo de pensar, de agir e de ver o mundo ao meu redor. Acredito que a música tem o poder de melhorar o mundo e quero fazer parte desta melhora, passando boas mensagens com minha banda e escrevendo sobre bandas consagradas e sobre bandas novas que buscam seu espaço com um trabalho de respeito e qualidade. Minha meta é levar boa música a quem a procura, é levar conteúdo a quem precisa, é levar boas mensagens às pessoas que precisam delas. O rock tem o poder de mudar as pessoas e eu quero fazer parte disto.

Você talvez também goste...

Comentários

Vote para Melhores do Ano Nacional Roadie Metal 2017

Inscreva-se em nosso Feed

Esteja atualizado com tudo que acontece na cena Rock/Metal!

Siga-nos!

Comentários Recentes

Siga-nos os bons!