Sepultura: vocalista critica o valor pago pelos serviços de streaming

Em entrevista para o “The Garza Podcast”, apresentado por Chris Garza, guitarrista do Suicide Silence, Derrick Green, vocalista do Sepultura, falou sobre a sua opinião em relação ao futuro da indústria musical.

Ao ser questionado sobre o assunto, o músico criticou as plataformas digitais, a exemplo do Spotify, por conta dos baixos valores que são pagos aos artistas pela execução de suas músicas.

Eu realmente não posso prever o futuro. Só espero que os artistas consigam realmente controlar a situação de para onde esse dinheiro está indo, do que está sendo ouvido digitalmente – tentar encontrar uma forma, algo mais unido, e ter mais dinheiro para os artistas no Spotify e coisas assim. É completamente injusto que essas plataformas estejam lá onde eles tem um monopólio – onde eles estão ganhando dinheiro e o artista não está ganhando praticamente nada deles. Milhões de plays e coisas assim. E as gravadoras estão ganhando dinheiro com eles também. Esses acordos, só espero que o futuro seja melhor para os artistas, que no futuro tenhamos mais controle disso e esteja mais concentrado de uma forma que a gente possa ir atrás do dinheiro que merecemos das audições das plataformas digitais.

Segundo Derrick, os artistas não são respeitados pela indústria, e nunca recebem o que merecem.

Como eu disse, acho importante que os artistas sejam mais respeitados na indústria no que diz respeito ao negócio e recebam o que merecem, porque está muito ruim no momento. Sempre foi muito ruim para os artistas por algum motivo horrível . Com as gravadoras, demorou um pouco para que as pessoas percebessem: ‘Espere um minuto. Eles são os donos dessa música?’ As pessoas ainda estão aprendendo. É tipo, ‘Cacete. Fomos sacaneados.’ Então, eu adoraria ver uma união com os artistas onde fosse, tipo, ‘Espere um minuto. Devemos todos nos reunir e usar nosso poder para ganhar o que merecemos.’ Só não sei qual seria esse plano.

O frontman do Sepultura também defendeu a existência de um tipo de “sindicato” dos músicos, que garantissem auxílio financeiro para os artistas quando os mesmo se aposentassem no futuro.

Um sindicato para músicos onde seja, tipo, ‘Ei, eu vou pagar isso se tivermos cobertura’. Cada músico que conhecemos teria seu próprio seguro de saúde para artistas. Seria ótimo. Coisas assim, eu acho, seriam ótimas. E também para o futuro dos artistas – aposentadoria. Algo a ser organizado, fazer parte disso, e para colocar o dinheiro da turnê nisso. Tipo, ‘Ei, eu pago isso todo mês e vou ser cuidado quando for mais velho, depois de tocar por tantos, tantos anos.’ Acho que essas coisas podem ser colocadas juntas. Não vejo por que não. Tem bandas e artistas por aí que sofrem, sabe, se você sofre um acidente, está ferrado. As contas do hospital são uma loucura e coisas assim. Então você ouve histórias sobre esses músicos, ‘Por que aquele cara está morando em um barraco e fez tantas músicas incríveis? Como isso acontece?’ Adoraria ver os artistas cuidando mais uns dos outros.

Confiram a entrevista completa aqui:

Fonte: Whiplash.net

“Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
Disponível apenas para Android”

Encontre sua banda favorita