Na última quinta-feira (23/07), Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura, participou de uma live na Twitch, organizada pela Nuclear Blast, onde ele conversou com fãs poloneses respondendo as perguntas dos mesmos no “Comic-Con@Home”.

Durante o bate-papo, Kisser opinou sobre a ascensão da ala da direita na política no Brasil, e em vários outros países, entre eles a própria Polônia.

Todo o mundo, aparentemente, está passando a ter mais o ponto de vista da direita, seja lá como vocês queiram chamar, tanto para nossa sociedade quanto para a nossa política. Na Polônia, estamos passando por essa mesma situação – Acredito que nos Estados Unidos e aqui no Brasil também. É uma situação triste, porque parece que estamos retrocedendo“.

Para Andreas, é triste que estejamos passando por isso após os ganhos de várias causas sociais.

Houveram vários ganhos históricos para os direitos humanos, na batalha contra o racismo e no movimento feminista, e tudo o mais, então é louco estarmos passando por isso, e mais louco ainda ver que muitas pessoas ainda apoiam e acreditam nesse tipo de ponto de vista e ideologia“.

Kisser também falou o como essas questões políticas inspiram muitas bandas no Rock/Metal, incluindo ele mesmo.

Mas o música e o metal salvam. Temos várias coisas para falar a respeito, e realmente nos inspira. Você ver lá pelos anos 80, quando Ronald Reagan foi presidente dos Estados Unidos, e que era bem de direita, conservador e tal, e toda a guerra contra as drogas, que foi um completo fracasso e estúpido. Mas você ver que o Thrash Metal e o Punk realmente cresceram durante esse tempo. Você ver o Dead Kennedys e até mesmo o Metallica, você tem temas políticos que inspiraram os músicos e eles fizeram grandes álbuns, que também me inspiraram como músico e a estar em uma banda. Então eu acho que devemos tirar alguma vantagem dessas situações e tentar ser um pouco positivo e tentar não se desanimar. O noticiário é bem triste – é difícil ouvir boas notícias hoje em dia durante a quarentena e tudo. Então a música te ajuda a passar por esse tipo de coisa“.

Confiram a live completa no canal da Nuclear Blast Records na Twitch TV.

Encontre sua banda favorita