Selvagens à Procura de Lei: “Brasileiro” e o retrato do Brasil atual

Em uma faixa cheia de ironia e de críticas muito bem elaboradas, a banda Selvagens à Procura de Lei consegue aliar peso e conteúdo na faixa Brasileiro. Banda formada em Fortaleza – CE e já presente em grandes festivais nacionais e internacionais de música, os rapazes já se encontram atualmente com três EP’s e quatro álbuns lançados.

A faixa Brasileiro se encontra no álbum Selvagens à Procura de Lei (2013) e é um dos maiores sucessos da banda. Com críticas sociais e ironias, os rapazes de Fortaleza – CE conseguem descrever bem a população brasileira dentro de suas atitudes cotidianas. Afinal, quem nunca ouviu a frase “o ano só começa depois do carnaval”?

Desde o início da letra quando estão falando sobre a enorme diferença financeira entre a população que consegue viajar ao estrangeiro e fazer compras (algo que não é possível para a grande maioria) e o restante da população que não tem esta oportunidade; assim, notamos que a crítica já se inicia com tudo. Os músicos também não deixam de abordar o que é popularmente chamado de “síndrome de vira-lata”: o que é de fora é bom, o que é daqui não; algo infelizmente enraizado na cultura brasileira onde, até nos livros de escola, foca mais nos estrangeiros do que em quem já estava aqui que, no caso, eram os índios.

Isto para não falar na falta de engajamento do brasileiro que não liga que tudo se desmorone ao seu redor se para ele estiver tudo bem, se o seu cotidiano não for muito afetado e sua diversão estiver garantida. A alienação é um grande mal e a faixa trata muito bem disto.

Pobre, rico ou classe média; levante a mão quem já sentiu puxar a sua rédea” é o ápice da letra quando fala sobre ser controlado neste país. Não importa em qual classe social você se encontra, você acaba sendo manipulado por um sistema que não te deixa livre e faz com que você tenha sempre que trabalhar mais para sustentar um governo que não se importa com você e não faz seu trabalho do jeito que deveria.

Nem a própria arte da música deixa de ser criticada: “música não para a cabeça, mas feita para o pé” é o retrato perfeito de uma população que pensa apenas em diversão e se esquece de conteúdo. Não que a diversão não possa existir, mas ter uma vasta cena musical onde o que é cantado não importa e vale apenas o ritmo para a dança, torna uma população ainda mais alienada e, consequentemente, fácil de ser manipulada.

De certo que a música, mesmo tendo sido lançada há oito anos, segue muito atual: um povo alienado, levantando bandeiras que nem sabe o que significam, lutando por causas que nem conhece, não consumindo cultura e conhecimento de qualidade e sendo extremamente egoísta perante os problemas alheios.

Você conhece a letra? Vou deixá-la abaixo para conferirem, vale muito a pena. Afinal, o que está acontecendo com o povo brasileiro? Será que vamos mudar este jogo em algum momento?

Selvagens à Procura de Lei – Brasileiro

Então você é o novo povo brasileiro
Que vende e faz compras no estrangeiro
Nossos índios em algumas poucas memórias
Os de fora nos livros das nossas escolas

Futebol e cerveja é mesmo fantástico
Ta na Folha
No Povo
No Eclesiástico
Utopia pra você
Radio e tv para tia
Nossos heróis de verdade morreram por covardia

Porque eu sou brasileiro
Meu ano só começa quando passa fevereiro
Pobre, rico ou classe média
Levante a mão quem já sentiu puxar a sua rédea

Nas prisões eles traçam planos de fuga
Enquanto suas esposas puxam as rugas
De filhos a herdeiros, sanguessugas
A nação que corre com passos de tartaruga

Desculpe se a letra está ficando difícil
É que eu nunca treinei para fazer comício
Nasci e me criei em Fortaleza
Não tenho e nem faço questão da vossa nobreza

Porque eu sou brasileiro
Meu ano só começa quando passa fevereiro
Pobre, rico ou classe média
Levante a mão de quem já sentiu puxar a sua rédea

O Brasil é medroso
Você também é
Música não pra cabeça
Mas feita pro pé
Já que é assim
Então segura mais essa: 17 milhões vivem nessa miséri
a
Mas você não precisa
Se importar tanto com isso
Quando esse tapa se for, terminado está o serviço
Pode crer, bote fé, tudo vai voltar ao normal
Não era isso que você queria ouvir afinal
?
Porque eu sou brasileiro
Meu ano só começa quando passa fevereiro
Pobre ou rico ou classe média
Levante a mão de quem já sentiu puxar a sua rédea

Cliquem abaixo para conferirem mais sobre a banda Selvagens à Procura de Lei.

Facebook | Instagram | Youtube | Spotify

Encontre sua banda favorita