Scott Weiland foi um dos principais nomes do Rock Alternativo dos anos 90. Mesmo sua banda, o Stone Temple Pilots, não sendo de Seattle, muitos rotularam o trabalho como Grunge. A banda conseguiu notoriedade já em seu álbum de estreia, o Core (1992), e emplacou sucessos como Plush, Sex Type Thing e Creep.
Porém, os excessos do vocalista acabaram trazendo muitos problemas para a banda que acabou entrando em hiato em 2002. O Guns N’Roses, sucesso do Hard Rock entre o final dos anos 80 e início dos anos 90, tinha mudado de formação e os músicos Duff McKagan, Slash e Matt Sorum, que haviam deixando a banda, uniram-se ao excêntrico vocalista do Stone Temple Pilots para formarem o Velvet Revolver.
Quando Axl Rose soube do acontecido, chamou Duff de “covarde” e afirmou que Weiland era uma “fraude”. Dias depois, Weiland disse em um comunicado em seu site:
“Axl é um homenzinho assustado, que uma vez foi rei, mas infelizmente este rei sem sua corte nada mais é que uma memória.”
Scott Weiland
Com o Velvet Revolver, Scott Weiland gravou dois álbuns: Contraband (2004) e Libertad (2007). Porém em 2008 o músico foi demitido da banda e acabou voltando a tocar junto com o Stone Temple Pilots, que estava em hiato desde 2002.
Fonte: Seattle Sound 90’s