SCORPIONS: Klaus Meine afirma que ‘Wind Of Change’ ‘perdeu o significado de ser um hino de paz

O vocalista do SCORPIONS , Klaus Meine , mais uma vez se abriu sobre sua decisão de alterar algumas das palavras do hino anti-guerra da banda, “Wind Of Change”, para refletir adequadamente o que está acontecendo na Europa.

Meine e seus companheiros de banda escreveram “Wind Of Change” depois de se apresentarem no Moscow Music Peace Festival de 1989, onde dividiram o palco com outros artistas de hard rock como BON JOVI e MÖTLEY CRÜE . A música foi inspirada pela visão de milhares de russos torcendo por eles em 1988 – quando eles se tornaram a primeira banda de hard rock a tocar na Rússia – e em 1989, no festival mencionado, mesmo sendo uma banda alemã.

Em 26 de março, no show de abertura da residência “Sin City Nights” do SCORPIONS no Zappos Theatre no Planet Hollywood Resort & Casino em Las Vegas, Nevada, Meine disse à multidão antes de se lançar em “Wind Of Change” : “Esta música está chamando pela paz, e esta noite, eu acho, vamos cantá-la ainda mais alto. Dedicamos isso ao bravo povo da Ucrânia.”

Em uma nova entrevista com o TSN da Ucrânia , Klaus explicou o processo de pensamento por trás da mudança da letra da música:

“Estávamos apenas preparando uma nova turnê”, disse ele . “Desde o lançamento do [novo álbum do SCORPIONS ] [ ‘Rock Believer’ ] em fevereiro, estávamos preparando um novo show, um novo set. Estávamos agendados para uma residência em Las Vegas. Achei que não era hora de romantizar a Rússia com letras como, ‘Siga o Moskva / Down to Gorky Park.’ E eu queria fazer uma declaração de que apoiamos a Ucrânia nesta situação muito difícil.

“Quando escrevi [ ‘Wind Of Change’ ], foi na época em que os SCORPIONS foram pela primeira vez à União Soviética em 88, quando fizemos 10 shows em Leningrado”, continuou ele. “Depois de todos esses anos vivendo à sombra do Muro de Berlim, vivendo com a Cortina de Ferro, ver como temos a chance com a música de construir pontes e realmente nos unir. Então foi muito inspirado por esse momento de esperança, esperando por um mundo mais pacífico e apenas nos unindo em um futuro pacífico. E essa era a expressão. E tantos anos depois, acho que a música perdeu o significado de ser um hino de paz, de ser uma canção de esperança. Mas eu tive que mudar essas letras, como eu disse.”

Quando o Muro de Berlim caiu em novembro de 1989, “Wind Of Change” acompanhou as cenas emocionantes dos alemães orientais passando pelo Portão de Brandemburgo e entrando no Ocidente pela primeira vez.

De acordo com Meine , ele e seus companheiros de banda foram criados na cidade alemã ocidental de Hannover, que ficava “a cem quilômetros do primeiro posto de controle, em Helmstedt. Isso significa que quando tínhamos, como uma banda jovem, nos anos 70, quando fizemos um show em Berlim Ocidental, o mundo quando crescemos como crianças nos anos 60, quando o Muro de Berlim foi construído e tantas pessoas perderam suas vidas e foram baleadas quando tentaram ir do leste ao oeste, apenas para viver em um mundo livre“, explicou. “Então foi assim que crescemos. E foi um momento muito, muito especial. E alguns meses depois, o Muro de Berlim caiu. E foi uma revolução pacífica – sem um tiro ser disparado, foi uma revolução pacífica.”

Klaus continuou dizendo que “o povo alemão apoia muito a Ucrânia“. ele disse. “Então, crescer na Alemanha nos anos 50, 60, não era nada para se orgulhar de seu próprio país. E com a música, sendo músicos, tentamos deixar tudo para trás, deixar o passado para trás e ir e nos tornarmos parte da família internacional de músicos. Quando crescemos, tudo estava focado na maneira de deixar o passado para trás e construir juntos um futuro melhor para nossos filhos. E é isso que tentamos apoiar sendo artistas, músicos, escrevendo músicas, unindo-se e tornando este planeta um lugar melhor.”

Em 2015, o guitarrista do SCORPIONS , Rudolf Schenker , falou sobre a inspiração para a versão original de “Wind Of Change”: “Eles não estão vindo com tanques e armas e fazendo guerra – eles estão vindo com guitarras e rock ‘n’ roll e trazendo amor!”

“Houve tantos momentos emocionantes em Moscou”, acrescentou Meine . “Eu acho que poderia ter sido BON JOVI ou MÖTLEY CRÜE , qualquer um desses caras que foram para casa inspirados pelo que viram, mas para eles foi tipo, ‘Ei! Nós arrasamos na União Soviética, caras!’ Para nós, talvez tenha sido diferente. Vimos tantas mudanças de Leningrado em 88 para Moscou em 89. Essa foi a inspiração para ‘Wind Of Change’ .”

Em maio de 2020, uma teoria de que “Wind Of Change” foi realmente escrita pela CIA como uma peça de propaganda tardia da Guerra Fria foi levantada em uma série de podcasts de oito partes, também chamada de “Wind Of Change” , que estreou no Spotify . O podcast foi apresentado pelo jornalista nova-iorquino Patrick Radden Keefe , que disse ter iniciado a investigação depois de ouvir uma história em segunda mão de um amigo que trabalhava para a CIA – que “Wind Of Change” foi na verdade escrito pela CIA para encorajar mudança em toda a União Soviética.

“Rock Believer” foi lançado em fevereiro. O álbum foi gravado principalmente no Peppermint Park Studios em Hannover, Alemanha e foi mixado no lendário Hansa Studios em Berlim, Alemanha, com o engenheiro Michael Ilbert , que ganhou várias indicações ao Grammy por seu trabalho de mixagem com o produtor Max Martin em álbuns de Taylor Swift e Katy Perry .

SCORPIONS originalmente pretendia gravar o novo álbum em Los Angeles com o produtor Greg Fidelman , cujos créditos anteriores incluem SLIPKNOT e METALLICA . No entanto, por causa da pandemia, parte do trabalho inicial foi feito com Greg remotamente, após o qual o SCORPIONS optou por dirigir as próprias gravações com a ajuda de seu engenheiro Hans-Martin Buff .

Fonte: https://blabbermouth.net/news/scorpions-klaus-meine-says-wind-of-change-has-lost-the-meaning-of-being-a-peace-anthem-being-a-song-of-hope

Encontre sua banda favorita