Em conversa com o “Rock Talk With Mitch Lafon”, o baterista James Kottak disse que se sente agradecido pelas décadas que passou como baterista do Scorpions. Em setembro de 2016, Kottak foi desligado da banda durante sua batalha contra o alcoolismo. Em seguida, foi anunciada a efetivação oficial de Mikkey Dee.

Durante o bate papo, o músico falou o que tem feito desde que deixou o Scorpions: “Ano passado finalmente eu dei um tempo em quase 35 anos de carreira. Eu apenas disse a mim mesmo: ‘cara…eu preciso de um tempo! Eu tenho que focar em mim mesmo, dar um jeito de ficar mais saudável e levar a mim mesmo à um nível 100%’. Pois mesmo quando você está em uma grande banda como o Scorpions você pode se queimar. E estou muito satisfeito de ter chegado onde estou agora”

“Ano passado fiz muita coisa a fim de melhorar minha saúde. Eu nadei, andei de bicicleta, fiz caminhadas e aproveitei mais a vida. também passei mais tempo com meus filhos, algo que foi super, mega importante. Todos eles estão crescendo. Eles estão com 27, 24 e 20 anos. Mas foi apenas o tempo para, tipo, reiniciar e descobrir o que eu quero fazer em seguida. Eu fiz algumas brincadeiras aqui e ali, mas, na maior parte, foi, tipo, dar um tempo e se afastar. E é a melhor coisa que eu já fiz.”