No último episódio do Glam Metalcast dos anos 80, o lendário cantor e mentor por trás de Savatage e da Trans Siberian Orchestra, Jon Oliva fala sobre o que ele está fazendo hoje. Ele também conta algumas histórias clássicas de Savatage. Confira a entrevista abaixo. Sobre o projeto Romanov e o novo material Savatage Oliva: "Tenho estado muito ocupado. Estamos trabalhando no projeto Romanov. É muito especial para mim porque é a primeira coisa em que Paul O'Neill trabalhou fora de Savatage. Estamos progredindo. Não é um projeto fácil porque há muitas partes e muita música boa. Tenho que ser muito meticuloso. Estou sendo muito grosseiro porque quero que seja perfeito. Desde o show do Wacken em 2015, Chris Caffery, Al Pitrelli , e eu mesmo trocamos ideias de músicas por uma possível coisa do Savatage. Tenho escrito material do Savatage desde 2003. Eu poderia fazer um álbum duplo quádruplo se quisesse. Estamos trocando coisas e olhando para ele. Também estamos procurando em um show ao vivo do Savatage em Colônia, Alemanha, em 1997. Estamos preparando uma transmissão ao vivo. Estou trabalhando nisso. Mandei Al para a Flórida e aumentamos um pouco, mixamos. Acho os fãs vão adorar. Se esse álbum do Savatage acontecer, faremos um anúncio oficial. Temos trabalhado juntos, porque estamos todos entediados por causa da pandemia. Não tem nada para fazer! Portanto, estamos trocando ideias por e-mail e por telefone. Veremos o que acontece ... Eu sei que adoraria fazer um álbum do Savatage. Paul e eu estávamos conversando sobre isso antes de ele morrer. Tivemos muitas reuniões sobre isso. Tudo o que posso dizer é que é muito possível. "
Sobre a mudança de estilo no Gutter Ballet Oliva: "Estávamos petrificados. Tínhamos acabado de fazer Hall of the Mountain King, e aquele álbum nos trouxe de volta e vendeu muito bem. Sabíamos que tínhamos que superar Mountain King. Meu irmão e eu tivemos uma reunião com Paul, e ele disse que éramos mais do que apenas uma banda de hard rock. Ele sabia que eu era um grande fã dos Beatles e do Queen. Paul achou que era hora de experimentarmos. O engraçado é que já tínhamos feito 'Of Rage and War' , 'Ela está apaixonada', 'Os cães'. Era tudo muito pesado. Paul me comprou ingressos para ver o Phantom of The Opera, então eu fui e assisti. Voltei para o estúdio logo depois e sentei onde John Lennon's era piano. Sentei-me e escrevi todas as músicas para a música 'Gutter Ballet'. Paul e Criss vieram correndo dizendo 'Que porra foi essa?' Nós três terminamos ali mesmo. Paul perguntou se eu tinha alguma outra música de piano. Então comecei a tocar "Temptation Revelation". Criss tinha um acústico e comecei a tocar riffs sobre ele. Então comecei a tocar a música de "When the Crowds are Gone ', mas não tinha palavras. Paul O'Neil escreveu todas as letras para aquele em cerca de 10 minutos. Toda a sessão foi como um raio no cérebro. Uau, isso é legal pra caralho. nos leve às ruas. " Por que ele estava fora da banda por Edge of Thorns Oliva: "Na turnê Streets, tocávamos 2 horas por noite. Cantar a música do Savatage não é fácil. Eu simplesmente explodi minha voz. No último show da turnê Streets, eu estava cuspindo sangue do palco. Isso é muito ruim era. Fui ao médico e ele me segurou que eu tinha nódulos e merdas por toda parte. Ele me disse que eu precisava tirar um tempo. Eu disse que não podia. Então Paul teve uma ideia para eu tirar um ano fora e trabalharíamos neste projeto Romanov com ele. Então, conseguiríamos um novo vocalista para Savatage que fosse diferente de mim, com um som mais comercial. Fui eu que escolhi Zak Stevens. Eu o escolhi porque não queria ninguém que soava como eu. Ele é um cara com uma voz muito legal e suave, e escrevemos todo o álbum com base na voz dele. Eu estava muito envolvido com o Edge of Thorns. Ajudei a escrever todas as músicas com Criss e Paul. Fiquei muito feliz com . A última música que nós três escrevemos juntos foi 'All That I Bleed'. "
Sobre tocar quase todos os instrumentos em Handful of Rain Oliva: "A ideia original para este álbum era que Zak e eu compartilharíamos todos os vocais. Íamos dobrar todos os vocais. Para os caras da banda, foi muito cedo depois que Criss morreu. Para Johnny Lee Middleton e Doc Wacholz era muito cedo para eles e os dois desistiram. Zak também desistiu. Éramos apenas eu e Paul. Assim que terminamos algumas músicas, Paul pediu a Zak que fosse ao estúdio e conferisse . Ele finalmente concordou em cantar. Para os instrumentos ... era só eu. Toquei o baixo, a bateria, os teclados, as guitarras base e algumas pistas. As pistas que eu não pude fazer, trouxe meu amigo Alex Skolnick do Testament. Criss tinha acabado de passar e o álbum foi como uma terapia para mim. Eu estava tocando todas as guitarras de Criss nele de cabeça para baixo porque sou canhoto. Apenas segurar as guitarras dele em minhas mãos sozinho foi muito estranho. Eu não tocava bateria há muito tempo. 'Taunting Cobras' me levou cerca de 4 semanas para aperfeiçoar as partes da bateria. Como eu disse, foi uma boa terapia para ou eu porque eu não estava em um bom lugar na época. Assim que todos ouviram 'Chance' e 'Handful of Rain', todos estavam prontos para voltar! Eu não sou creditado no álbum por minha forma de tocar. Meu empresário achou que seria melhor manter as coisas assim e dar o crédito aos caras do Savatage. Eu só queria fazer o que fosse melhor para Savatage. "
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