Um dos pioneiros do Doom Metal oitentista norte-americano está de volta com um novo álbum e com mais novidades para 2019. Está marcado para o dia 17 de maio o lançamento do novo trabalho do Saint Vitus, autointitulado. Este registro é o sucessor de Lillie: F-65, lançado em 2012. Não deixa de ser curioso que o título do novo álbum seja o mesmo do debut, Saint Vitus, lançado em 1985.
O novo álbum marca o primeiro registro do Saint Vitus desde o retorno do vocalista Scott Reagers em 2015, que está em sua terceira passagem pela banda. Na primeira, gravou os clássicos dois primeiros álbuns da banda, o já citado Saint Vitus (1984) e Hallow’s Victim (1985). Na segunda passagem, no meio dos anos 90, Reagers também gravou o da mesma forma conceituado Die Healing (1995). Reagers chega para substituir novamente outra importante voz do Doom Metal, Scott “Wino” Weinrich (The Obsessed, Spirit Caravan, Probot), que deixou o Saint Vitus pela segunda vez em 2015.
Saint Vitus, o novo álbum, também será o primeiro registro da banda sem seu baixista fundador Marc Adams, que precisou deixar a banda em 2016 por conta da doença de Parkinson. Seu substituto é o baixista do Down e ex-Crowbar, Pat Bruders. Os outros dois integrantes são o guitarrista fundador e líder da banda, Dave Chandler, e o baterista Henry Vasquez, dono das baquetas do Saint Vitus desde 2009.
Junto ao anúncio, a banda lançou o primeiro single do novo álbum, 12 Years In The Tomb, o qual você pode ouvir no player abaixo, bem como observar a capa do novo registro. O Saint Vitus foi fundado em 1978 e é uma das pioneiras do Doom Metal clássico oitentista, ao lado de bandas como Pentagram, The Obsessed, Trouble e Witchfinder General.