Já há alguns anos contribuindo para uma Tel Aviv mais rockeira, a banda israelense SaffeK é conhecida naquela região por fazer um hard rock criativo, pesado e autêntico. Seu primeiro lançamento foi o EP “Dissolve” (2018), e depois de alguns singles lançados veio na sequência mais um EP chamado “All Too Human” (2020). Depois disso o destino sorriu para o vocalista Oren Amitai e seu pessoal. Alguns resultados foram participar de eventos importantes como o “Czech Masters of Rock” em Vizovice, República Tcheca, além de ter suas músicas em rádios. Agora, a banda acabou de lançar o primeiro álbum completo chamado “I/U/WE/US”.
O disco possui treze faixas encabeçadas pela música “Electrocute”. À primeira audição, há algo que nos remete ao System of a Down e Slipknot, mas o SaffeK é bem mais diversificado. No entanto, canções como “Why Are You Looking at Me?” expõem um pouco mais da sua violência sonora. O lado mais hard rock aflora em “Hide & Seek”, com algumas tiradas mais complexas e um solo superlegal que causa boa impressão. Já “Dead Poets” se aprofunda mais na musicalidade sofisticada, com algumas notas acústicas na introdução. Depois disso, a música se envereda por um caminho mais pesado.
Embora algumas músicas possuam estruturas mais melódicas, esse disco, basicamente, gera empolgação na maioria do tempo. Como exemplo, ouça “Another Cry for Help” e perceba que suas linhas melódicas formam pontes para frases mais pesadas nos riffs. Mas se até aqui “I/U/WE/US” se mostrou pesado e monstruoso, “Anyway” joga um tipo de balde frio com uma curta performance ao piano. Por conseguinte, o pequeno prelúdio deságua em “Touch Me Hold Me” que retorna com todo ânimo, mas se apoiando na melodia. Por outro lado, o peso de “The Killer” reativa os riffs pesados e um jogo de pegada mais consistente.
Em uma banda tão versátil, é natural que baladas como “The Great Wind” estejam em seu repertório. Algumas como “Glitch” dão mais destaque à cozinha com uma sessão de baixo indescritível, e outras como “Loud” parecem apontar a um público mais jovem, pois soam tão agradáveis quanto modernas. “The Passage”, no entanto, e como o próprio nome diz, faz passagem à próxima música que é a poética e melancólica “Swan Queen”. Resumindo, SaffeK é um trabalho completo com produção acima da média e canções inovadoras. Um tipo de banda que merece ascender às alturas para que todos conheçam, finalizando, eis aqui um novo sangue para o rock’n’roll.
Ouça “I/U/WE/US” pelo Spotify:
Saiba mais em:
https://www.facebook.com/saffekmusic
https://saffek.bandcamp.com/album/i-u-we-us
https://www.youtube.com/channel/UCTvhN_Tio61wsC0GsA0rsDw?view_as=subscriber