Power Windows é o décimo primeiro álbum de estúdio da banda canadense de rock Rush, lançado em 14 de outubro de 1985 pela Anthem Records. Depois de uma turnê de divulgação de seu álbum anterior, Grace Under Pressure (1984), a banda fez uma pausa e se reuniu novamente no início de 1985 para trabalhar em uma sequência. O material continuou a mostrar a exploração da banda de música orientada para sintetizadores, desta vez com a adição de samples, bateria eletrônica, uma seção de cordas e coro.

Power Windows foi gravado em Montserrat e na Inglaterra com Peter Collins como co-produtor e Andy Richards em teclados adicionais.

Rush se mudou para o AIR Studios em Montserrat, cujas ruínas são retratadas aqui em 2013, para gravar overdubs de guitarra.

Em novembro de 1984, a banda encerrou sua turnê de divulgação de seu álbum anterior, Grace Under Pressure (1984). Após uma breve pausa, o grupo começou a trabalhar para um álbum seguinte no início de 1985. O guitarrista Alex Lifeson olhou para esse período e notou seu esforço consciente em pegar os elementos mais fortes de seus dois discos anteriores, Signals (1982) e Grace Under Pressure e capitalizando-os para o Power Windows. Para Lifeson, isso resultou em um álbum mais coeso e satisfatório.

Em fevereiro de 1985, Rush mudou-se para Elora Sound Studios em Elora, Ontário, para escrever e ensaiar novas canções. O baterista Neil Peart escreveria um conjunto de letras da casa da fazenda do estúdio, enquanto Lifeson e o vocalista Geddy Lee trabalhavam na música para encaixar as palavras de Peart no celeiro adjacente que abrigava um estúdio de gravação de 24 faixas.

Peart trabalhava em uma pequena escrivaninha em seu quarto, “aproximadamente do tamanho certo para uma criança de cinco anos”. Durante este tempo, Peart pesquisou o Projeto Manhattan para escrever letras para a canção de mesmo título. Ele também teve uma vantagem inicial, tendo escrito letras resumidas para “The Big Money”, “Mystic Rhythms” e “Marathon” antes que essas sessões tivessem começado. Lee e Lifeson classificaram as jams gravadas nas passagens de som da turnê e as próprias fitas de Lifeson com ideias para montar a música para as três faixas, com cada música levando até uma semana. Eles então começaram em “Middletown Dreams”, “Marathon” mais uma vez e depois em “Grand Designs”. Tendo trabalhado em algum material, o Rush passou por uma turnê de aquecimento de cinco dias na Flórida em março de 1985 para aprimorar sua performance e testar as novas canções no palco antes da gravação. Peart continuou a trabalhar nas letras em seu quarto de hotel em Miami.

Após seus shows de aquecimento, a banda voltou para Elora e continuou trabalhando em suas novas músicas, e a pausa teve um impacto positivo em seu trabalho ao retornar. Peart inicialmente lutou para terminar “Territories” e “Manhattan Project”, “mas agora eles simplesmente se encaixaram”. Em seu primeiro dia de volta a Elora, Peart começou a trabalhar na letra de “Emotion Detector” enquanto o grupo havia discutido a possibilidade de gravar uma balada para seu novo álbum. Ao apresentar a Lee e Lifeson, suas letras se encaixam na música em que seus companheiros de banda estavam trabalhando na época. Em seguida, o Rush arranjou a música para “Emotion Detector” e “Territories”.

Mais tarde, em 1985, Peart disse a um entrevistador que o som do Rush “está mudando de progressivo para não progressivo”. Ele observou que, embora o álbum possa “parecer mais simples”, era igualmente difícil de compor e executar. Lifeson expressou alguma resistência à ênfase em teclados durante este período de sua história. Ele notou que a tendência começou em Signals, que empurrou suas partes de guitarra muito para o fundo como resultado. No entanto, ele pensou que Rush alcançou um equilíbrio muito maior dos dois instrumentos no Power Windows.

As letras do Power Windows são focadas principalmente em várias manifestações de poder.

“The Big Money” apresenta a amostragem da voz de Peart usando um AMS [jargão] e acionada por meio de sua bateria Simmons.

“Grand Designs” foi parcialmente escrito para criticar a música mainstream que o grupo acreditava ser muito superficial. A música também ecoa temas individualistas, como o não-conformismo.

“Manhattan Project” explora o desenvolvimento e a explosão da primeira arma nuclear do Projeto Manhattan. A faixa foi difícil para a banda montar, em parte devido à dificuldade de Peart em escrever letras de um ponto de vista objetivo, ao invés de um observador do evento. Lifeson lembrou que Peart havia pesquisado “exaustivamente” sobre o assunto de antemão.

“Marathon” foi antecipada por Lifeson como difícil de arranjar e gravar, mas acabou sendo uma das canções mais fáceis de completar do álbum. Ela contém vários samples, o menor número de overdubs gravados e incorpora a seção de cordas e o coro gravados em Londres. Collins teve a ideia de usar um coral e a banda, ao presenciar a gravação, viu graça em ter “mulheres grávidas e velhos cantando nossa música”. Lifeson considerou a música próxima de Peart, já que ele começou a andar de bicicleta durante os dias de folga na turnê Grace Under Pressure, pedalando 160 quilômetros a cada vez.

“Territories” comenta o nacionalismo em todo o mundo e foi outra faixa difícil para Rush completar. Depois de Peart ter escrito algumas ideias líricas, ele falou com Lee, que percebeu que estava contando uma história e achou difícil cantar, uma vez que ele e Lifeson desenvolveram música para eles. Peart então os reescreveu de uma forma mais direta que se adequou melhor a Lee.

Como “Subdivisions” de Signals, “Middletown Dreams” explora a monotonia suburbana e as tentativas da pessoa média de escapar temporariamente dela; envolveu várias reescritas antes de a banda chegar a um acordo de trabalho. Depois que o álbum foi concluído, Lifeson expressou alguma insatisfação com as partes da guitarra, mas ela cresceu e se tornou uma faixa “muito satisfatória” para ele.

“Emotion Detector” foi inicialmente prevista para ser fácil de completar, mas na verdade foi difícil.

“Mystic Rhythms”, conforme descrito por Lee, é “a faixa mais sintética do álbum”, com cada instrumento sendo alimentado por “algo sintetizado”. Ele apresenta Lifeson tocando uma guitarra acústica Ovation que gerou um som semelhante ao de um sintetizador, uma vez alimentado pela amplificação.

Enfim, um disco coeso e de muita qualidade, que retrata toda a qualidade vivida pela banda durante a década de 80.

https://www.youtube.com/playlist?list=PLSSqsypSOphACGUj_5g8-TCO0Yi6zZAck
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