O impressionante trabalho de Rupert Träxler arremessa esse austríaco a um patamar elevado. Seu single “Darkness” que acaba de sair transmite essa ideia, pois impressiona pela forma de como tudo foi concebido. Aqui, o conceito de ‘one-man band’ foi atualizado com sucesso e Rupert não toca apenas todos os instrumentos como é responsável por toda a produção. O estilo tem como base o metal extremo com um pouco de metalcore, black metal, metal gótico e sinfônico. Uma única música que une essas três vertentes deve ser no mínimo curiosa aos fãs de metal. Então, vamos esmiuçar isso para vermos no que pode resultar.
Um dos destaques principais dessa música são coros que ecoam pela faixa. Isso nos arranca a sensação de que Rupert chamou pessoas para participar das gravações, mas não, as sessões de vozes inseridas aqui foram cuidadosamente inseridas por Inteligência Artificial. De resto, toda a parte gutural e convencional de vocais são registros deste homem multifacetado. “Darkness” fala sobre a relação entre escuridão e luz, é a aprovação de quem vive em um ambiente escuro de expectativas, ideias e convívio que, mais adiante, encontra luz no fim do túnel. Pode ser uma mensagem de esperança ou perseverança no âmbito filosófico.
A parte pesada que diz respeito à música parte de riffs impactantes e uma pegada destruidora. “Darkness” é uma canção fora da curva, pois possui momentos teatrais promovidos por teclados mórbidos, mas também mostra outros belos momentos com arranjos épicos dignos de uma produção cinematográfica. Sobre este ponto, o próprio artista concorda que uma de suas inspirações para a construção dessa música foi o “Senhor dos Anéis”. Dessa maneira, qualquer semelhança não será mera coincidência, contudo, as influências musicais para este projeto partem de nomes como Spiritbox, Gojira e Slipknot. Como o próprio músico diz, uma fusão entre metal e progressivo.
Você pode encontrar “Darkness” em qualquer plataforma digital a partir de agora. Além desse fato, está no YouTube um videoclipe animado criado pelo próprio Rupert através de outra plataforma de IA onde várias formas se moldam com o avanço da música. A canção que, além de ser pesada, densa e introspectiva causa pode causar empolgação a uma geração mais nova, além de cativar um público mais maduro. Isso se deve ao nível de qualidade introduzida na produção e o nível de qualidade apresentado em cada nota de instrumentos. Preparado para ouvir um novo som pesado que dominará o futuro? Pois fique atento a isto aqui.
Confira “Ddarkness” pelo YouTube:
Saiba mais em:
https://www.ruperttraexler.com
https://www.facebook.com/rupert.traexler