Hoje é o aniversário do nosso eterno Mestre, Ronnie James Dio. No dia 10 de julho de 1942 nascia Ronald James Padavona, que depois se tornaria um dos nomes mais importantes da história do Rock e do Metal. Ronnie James Dio faleceu no dia 16 de maio de 2010, decorrente de um câncer no estômago. Desde então, a sua falta no mundo da música é absurda, de diversas maneiras. Hoje ele estaria completando seus 78 anos de idade, Feliz Aniversário Ronnie..! \m/

Ronnie James Dio nasceu em Porstmouth e atuou como frontman das bandas Elf, Rainbow, Black Sabbath e DIO. É considerado um dos melhores vocalistas de todos os tempos pelo seu enorme talento e voz marcante, tendo influenciado muitos dos melhores vocalistas da atualidade. Reza a lenda que fora Ronnie quem teria introduzido a “mão chifrada” no mundo do Rock, sendo este um dos principais símbolos do rockeiro.

Uma curiosidade: Ronnie adotou o sobrenome artístico “Dio” inspirado no mafioso italiano Johnny Dio. Ainda na escola, formara uma banda de rockabilly Vegas Kings que, após mudar de nome várias vezes (sendo chamada de Ronnie and the Rumbles, Ronnie and the Redcaps, Ronnie Dio and the Prophets, The Eletric Elves e The Elves), para então, finalmente, tornar-se o Elf.

Ronnie James Dio Ficou em 5º lugar na lista dos “50 Melhores Cantores de Rock e Metal” do site Loudwire, em 10º na lista dos “100 melhores vocalistas de heavy metal” da revista HitParader, e foi eleito o 5° melhor cantor de vocais agudos no heavy metal pelo OC Weekly. Sua extensão vocal é classificada como tenor.

Em 2010, antes de morrer, Ronnie James Dio era um dos artistas do rock com maior longevidade da carreira, ao lado de Paul McCartney, Chuck Berry e Little Richard.

Encontre sua banda favorita