Rodie Metal Cronologia: Accept – Restless & Wild (1982)

“Restless & Wild” é um retrato de uma época, nitidamente marca a transição do Rock and Roll e Hard Rock para o Heavy Metal. É um disco que em alguns momentos parece perdido, com músicas puxadas para o Hard Rock, outras já ensaiando um Heavy Metal tradicional, e algumas ainda recheadas de elementos Rock and Roll 70′.

Vale ressaltar que o começo da carreira do Accept é uma loucura. São discos que podem facilmente se perder no meio de clássicos do Hard Rock como Van Halen e W.A.S.P. As gravações são bem abertas e quase não passam peso. Mais uma vez, começo da década de 80 e tudo que se produzia de Heavy Metal estava ainda sendo criado. Quem não está acostumado a pegar discos dessa época vai sentir uma diferença muito grande, é quase como bandas diferentes.

View post on imgur.com

O quarto disco na carreira do Accept foi responsável por lançar o primeiro hino da banda, “Fast As A Shark”. Música que é referência de Speed Metal e durante muito tempo conhecida como “a música mais rápida de Speed”. “Restless & Wild” serviria de prelúdio para o sucesso mundial da banda, sendo o começo da consagração como um dos grandes nomes do Heavy Metal.

Na época lançado em vinil com 10 fixas, as 5 últimas que seriam o lado B são realmente muito boas. A qualidade técnica e as guitarras – todas gravadas por Wolf Hoffmann – são impressionantes, é como se fosse outro disco. Tem peso, ritmo e pegada. A falta de peso mencionada no começo desaparece, o baixo aparece mais e a bateria consegue preencher os espaços vazio.

São músicas consistentes, apesar de alguns detalhes bem datados; são faixas que poderiam estar sendo gravadas hoje em dia. Os pontos altos do disco pra mim são “Princess of the Dawn” e “Demon’s Night”, justamente por não soarem como “mais uma” música de Hard Rock.

Não costumo indicar os discos mais antigos do Accept, prefiro a fase atual desde 2009 com Mark Tornillo nos vocais. Quanto aos discos lançados com Udo como vocalista, os discos da década de 90 são impecáveis e imperdíveis. Mas “Restless & Wild” é sem dúvida um dos grandes títulos do quinteto, responsável por divulgar, influenciar e estabelecer o Heavy Metal com tanta força.

Formação:
Udo Dirkschneider (vocal)
Wolf Hoffmann (guitarra)
Herman Frank (Guitarra)
Peter Baltes (baixo)
Stefan Kaufmann (bateria)

Faixas:
01 – Fast As A Shark
02 – Restless And Wild
03 – Ahead Of The Pack
04 – Shake Your Heads
05 – Neon Nights
06 – Get Ready
07 – Demon’s Night
08 – Flash Rockin’ Man
09 – Don’t Go Stealing My Soul Away
10 – Princess Of The Dawn

Encontre sua banda favorita