Muito além da música, o rock já foi tema por diversas vezes no cinema em cinebiografias, comédias, documentários ou ficções. E o quadro Rock N’ Movie aborda sobre produções que celebram o estilo, seja pela paixão dos fãs da música ou sobre vida de grandes astros.
Várias bandas de rock já tiveram suas histórias retratadas no cinema, em longas que fizeram sucesso de público. Mas há outros longas que não são muito conhecidos, como é o caso do filme de hoje, Hysteria – A História do Def Leppard (2001), que conta a ascensão da banda de hard rock/heavy metal da Inglaterra.
Uma das maiores bandas da geração dos anos 80, o Def Leppard ficou conhecido não apenas pelas boas composições em álbuns clássicos como Pyromania (1983) ou Hysteria (1987), que dá nome ao filme, mas também pelos problemas pessoais de seus integrantes.
O filme, com produção do canal VH1 conta a história dos 10 primeiros anos de carreira do Def Leppard, desde o começo da banda, em Sheffield, da formação ao estrelato.
Com narrativa mais direta, e simples, que não aprofunda na individualidade dos músicos fora da banda, mas nem por isso menos emocionante, Hysteria foca no grupo e suas diferencias, além de conquistas e aprendizados.
Mas o longa é ao mesmo tempo leve pelo glamour, e denso e mostra a garra com que o grupo manteve seu sonho de produzir rock and roll. Mesmo coma as adversidades que quase separaram os músicos. As drogas, o alcoolismo de Steve Clark e o acidente de carro sofrido pelo baterista Rick Allen, que perdeu um braço, também são bem retratados.
E a história de superação de Allen é mostrada com sensibilidade e emoção. O músico se tornou um exemplo a ser seguido por não desistir de sua grande paixão, mesmo com a limitação física.
Outro grande acerto do roteiro foi humanizar os”rockstars”, mostrando que não há superioridade que existe entre estes e seus fãs. O elenco é bom e tem seu destaque na atuação de Orlando Seale como o vocalista Joe Elliot e Tat Whalley como o baterista Rick Allen.
Mesmo com um orçamento menor (já que foi feito direto para a TV), Hysteria se destaca entre as produções biográficas de rock. Com boas atuações, roteiro (apesar de erros mínimos que desagradaram até integrantes da banda) e simplicidade, é um filme que conquista.
“Hysteria The Def Leppard Story” cumpre seu papel e dá diversão diversão para os fãs da banda e/ou do estilo. Vale a pena conferir.