Como todos os headbangers sabem, na edição do Rock In Rio de 2017 não ocorreu o tão amado dia do metal, tendo no máximo naquela edição, uma atração ou outra perdida no cast para representar o estilo no festival (como o Sepultura e o Alice Cooper).
Mas para a edição de 2019, a produção do evento já se adiantou e praticamente fechou todas as atrações do palco mundo do dia do metal, que ocorrerá no dia 4 de outubro. Com isso, estão confirmados Iron Maiden, Scorpions, Megadeth e Sepultura.
Em entrevista para o G1, Roberto Medina, criador do festival, explicou o porquê da falta do dia metal na última edição, e também sobre a volta do mesmo para o próximo ano.
“Não tivemos um dia do metal na última edição, mas não foi por falta de tentativas da minha parte. Há poucas grandes bandas de metal para o Palco Mundo, grupos que, de fato, atraiam uma multidão. Precisamos de um grande nome para o dia do metal, mas as alternativas são limitadas. O Metallica até poderia ter voltado, mas já havia tocado em 2015 – naquele momento, não quis me repetir. Tentei o Iron Maiden, mas não estava disponível. Enfim, a coisa não andou e o festival ficou sem um dia de metal. Foi uma pena“.
Segundo ele, para garantir o dia do metal em 2019, ele precisou agir com bastante antecedência.
“Quis garantir logo o Iron Maiden. Além de ser uma das mais importantes bandas de metal do planeta, o grupo tem uma relação profunda com o público brasileiro e queríamos renovar esse laço. Scorpions e Megadethtêm fãs muito fieis aqui, além de trajetórias longas e respeitadas. E o Sepultura é a maior banda de metal do Brasil“.