Rock in Rio: headliner do festival, Queen tornou a noite de 1985 histórica

O vídeo do Queen cantando “Love of My Life” é um dos mais marcantes na história do rock. Ele foi gravado no show do Rock in Rio, em 1985, e se tornou um símbolo do festival, assim como a foto do Freddy Mercury de costas, com o público de fundo. Mas para a banda, também foi um episódio marcante. Esta foi a segunda vez no país e a primeira no Rio de Janeiro, e eles estavam promovendo o álbum “The Works”, lançado em 1984, com os sucessos: “Radio Ga Ga” e “I Want To Break Free”.

“A turnê Works de 1984/1985 foi uma das maiores e mais bem-sucedidas do Queen. O show foi cada vez mais elaborado, apresentando novos figurinos e um novo equipamento de iluminação de ponta, além de proporcionar um espetáculo emocionante em grande escala. Isso nunca foi tão aparente quanto no festival Rock in Rio de 1985, no Brasil. O Queen se apresentou duas noites em frente a uma vasta multidão estimada em mais de 250.000 pessoas por noite.”, escreveu a banda ao divulgar o show no Youtube, em 2015.

Brian May comentou em uma coletiva para o evento de 2015, que tinha uma memória marcante do show. “Temos muitas memórias do show de 1985, cada som, cada música marcou, mas marcou especialmente a apresentação de ‘Love of my life’”, disse ao jornal O Globo. “O público brasileiro cantando emocionado é a lembrança principal que levo até hoje”, contou o baterista Roger Taylor.

“O show que mais eu lembro foi do Queen que na época era a turnê do Rádio GAGA. E quando ele entra no palco estava em cima de uma plataforma escada parecia um Deus, como ele o era, de braços abertos cantando, minhas lágrimas vieram à tona. Não tinha como, até porque aprendi inglês com o LP do Queen, ‘Night At The Opera’. Era como se tudo que eu tinha sonhado fosse possível (por ser de família pobre) chorei muito no show deles e me emociona até hoje ouvir essas músicas.”, comentou a fotógrafa, Rosangela Missawa, que estava presente no show de 1985.

Décio Gomes Filho que também estava presente, teve a mesma impressão. “O show do Queen foi um daqueles eventos que te fazem acreditar que você realmente fez parte da história. ‘Love of My Life’ era hit em qualquer rádio na época. E a versão aqui no Rio se tornou um marco. A gente realmente ficou com aquele sentimento de que fez parte de algo inédito quando o Freddie começa a reger a plateia.”, disse.

Setlist:
Intro Machines (Or ‘Back to Humans’)”,“Tear It Up”, “Tie Your Mother Down”, “Seven Seas Of Rhyme”, “Keep Yourself Alive”, “Liar”, “It’s A Hard Life”, “Now I’m Here”, “Is This The World We Created”, “Love Of My Life”, “Brighton Rock”, “Hammer To Fall”, “Bohemian Rhapsody”, “Radio Gaga”. Bônus: “I Want To Break Free”, “We Will Rock You”, “We Are The Champions”, “God Save The Queen”.

(Saiba como foram os shows do Iron Maiden e do Whitesnake no Rock in Rio 1985.)

Encontre sua banda favorita