Hoje teremos mais uma edição do quadro “Roadie Metal na fronteira do desconhecido”, que tem o intuito de trazer mais informações sobre os mais diferentes subgêneros existentes, de forma a tirar dúvidas sobre estilos pouco conhecidos, acabar com informações enganosas sobre outros, ou simplesmente indicar algumas bandas para quem quiser se aventurar em gêneros novos. O quadro vai ao ar toda quarta-feira.
Hoje falaremos sobre o estilo mais conhecido de todos, o Heavy Metal!
Obviamente não será possível falar sobre absolutamente todas as bandas e histórias do heavy metal, mas na edição de hoje abordaremos a essência do estilo, a importância e o legal que muitas bandas clássicas deixarão no mundo do metal, já que o estilo é na verdade o “pai” da maioria dos estilos que já foram citados nesse quadro.
História
A raiz do heavy metal vêm do blues-rock e do psicodélico, a ideia de unir os graves, com efeitos sonoros pesados, letras pesadas e teatralidade.
O Heavy Metal sofreu vários tipos de mudanças em sua história, se unindo com outras influências/estilos, com outros movimentos sociais e políticos, tendo designado várias outras vertentes.
Surgindo na transição da década de 50 para 60, com bandas de blues começando a colocar acordes mais graves em suas músicas, e criando riffs mais rápidos e destoando do que os que eram feitos na época.
Os Rolling Stones foram um dos principais a fazerem o blues-rock, onde regravavam alguns sons de blues com andamentos mais rápidos e rebeldes, e obviamente isso abriu várias portas para bandas também se arriscarem em novas influências.
O NWOFHM (New Wave Of British Heavy Metal) foi um dos disseminadores do estilo, e foi um movimento forte na Inglaterra, dando espaço para nomes como Saxon, Iron Maiden, Motorhead, e outras bandas clássicas.
O estilo surgiu a partir da necessidade dos jovens da época de buscarem por um som pesado, influenciados fortemente pelo punk rock.
Em 1968, uma das maiores bandas de heavy metal da história nascia, Led Zeppelin chegava ao mundo com referências psicodélicas e com uma sintonia de liberdade e rebeldia que agradou muito os jovens da época.
No mesmo ano, surgia um dos maiores clássicos do estilo, a música “Born To Be Wild” foi lançada pela banda norte-americana Steppenwolf, e a banda transitava entre o psicodélico, o acid rock e o blues.
Black Sabbath também surgiu pouco depois, mais pesada, mais heavy metal, mais rebelde, e alavancando o estilo já para outros patamares no quesito influências, que chegou no cenário trazendo guitarras com baixa afinação e letras mais pesadas.
Outra clássica pioneira no estilo é o Deep Purple, surgida em 1968 também, e trazendo influencias de progressivo ao som que já estava forrado de influências de outros estilos.
Características
Uma das maiores características sonoras do Heavy Metal são os riffs eletrizandes marcados pelo uso dos power chords e por figuras rítmicas curtas, porém bem rápidas.
O uso de pedais de efeitos sujos também começou a caracterizar o estilo, que na época não era muito comum.
O heavy metal também contou com apresentações bem teatrais, e com as bandas aderindo a estilos visuais cada vez mais rebeldes, com letras mais pesadas.
Cenário Brasileiro
O Heavy Metal deu as caras aqui pelo Brasil lá pelos anos 70, no fim da Ditadura Militar Brasileira, numa época em que a rebeldia e a liberdade de expressão eram vistas como crime, o movimento começou a ganhar força entre os jovens da resistência que necessitavam pavorosamente dar voz a sua ira.
E como poucos sabem e alguns nem devem imaginar, o primeiro álbum de metal no Brasil foi lançado pela banda Stress, diretamente de Belém do Pará, na região amazônica!!
A banda passou por diversas formações, e anteriormente se chamava “Pinngo D’água”, e se apresentava em algumas festas de escola onde uma das músicas do repertorio era Led Zeppelin.
Em 78, a banda começou a compor as próprias músicas, com um som que se destoava das demais bandas de rock no cenário atual na época.
Uma das primeiras também, foi a Patrulha do Espaço, a banda se enveredou mais para o lado do hard rock, mas ainda assim deixou grandes marcas no cenário do rock brasileiro.
Discografia Indicada
Led Zeppelin – Led Zeppelin
Black Sabbath – Paranoid
Steppenwolf – Steppenwolf
Deep Purple – Machine Head
Patrulha do Espaço – Patrulha do Espaço
Stress – Stress I