Depois das festas(?) de fim de ano o quadro “Na Fronteira do Desconhecido” está de volta, na primeira edição do ano trazemos das longínquas terras mongóis um pouco sobre o Hunnu Rock.
História:
Vasculhando pela internet é bem difícil encontrar um início para o Hunnu Rock, o estouro mundial do estilo se deu com a banda The Hu em 2018, mas já existiam outras bandas fazendo esse tipo de som, que mescla o rock e metal com música e instrumentos tradicionais do país, como a banda Ego Fall.
Em Outubro de 2018 a banda The Hu lançou os vídeos de duas músicas através do Youtube, “Yuve, Yuve, Yu” e “Wolf Totem”, que mesmo sem nenhum tipo de divulgação atingiram mais de 7 milhões de visualizações (atualmente, em janeiro de 2021 os 2 vídeos juntos somam mais de 100 milhões de visualizações).
Após o lançamento desses dois vídeos o The Hu fez uma turnê europeia e norte-americana e abriu as portas para outras bandas da Mongólia, como Tengger Calvary (que é chinesa e prefere ser chamada de Nomadic Metal por tratar sobre temas de toda Ásia Central e não apenas da Mongólia, mas como utiliza basicamente os mesmos instrumentos enquadramos aqui), Ego Fall, Hanggai, Huun Huur Tu, Yat kha entre outras, que também misturam o metal com a música folclórica do país, criando assim um Folk Metal único no mundo.
Características:
Como todo Folk Metal e o Hunnu não poderia ser diferente tem como principal característica a mescla do Metal com ritmos e instrumentos típicos da cultura que a banda representa. No caso do Hunnu temos instrumentos completamente inusitados dentro do Metal e até mesmo para a cultura ocidental.
Para enaltecer as conquistas de Átila, o Huno, que era temido até mesmo pelo Império Romano, as bandas se utilizam de instrumentos como morin khuur (possui 2 cordas e é tocado com um arco), topshur (alaúde de 2 ou 3 cordas), tumur khuur (um tipo de harpa) e tsuur (flauta usada por tribos mongóis). além do canto gutural chamado xöömei.
Em suas letras, principalmente o The Hu, trata do nacionalismo, mas não esse nacionalismo extremista que vemos atualmente, a banda faz até algumas críticas a esse tipo de nacionalismo.
Cenário nacional:
Obviamente que por se tratar de um estilo de música tradicional das estepes mongóis não temos (ainda) no Brasil nenhuma banda fazendo Hunnu Rock.
Indicações de bandas e músicas:
Além do principal nome do Hunnu Rock, o The Hu e até agora seu único álbum “The Gereg”, podemos citar as seguintes bandas quem podem ser ouvidas pelo youtube e mais abaixo em uma playlist no Spotify: