Hoje temos a última edição do ano do quadro “Na Fronteira do Desconhecido”, e para fechar com chave de ouro vamos falar mais sobre o Epic Doom Metal, esse gênero que cada vez mais vem conquistando os fãs do Metal mais arrastado.

Historia:

 O Epic Doom Metal ainda não tem uma história exata, mas a banda sueca Candlemass é apontada como a pioneira e a principal banda do gênero, já que no ano de 1986, o álbum Epicus Doomicus Metallicus foi lançado, trazendo essa sonoridade do Heavy Metal tradicional e virtuoso com o som arrastado do Doom Metal que era executado pelo Black Sabbath. No ano de 1987 surgiu a banda Solitude Aeturnus no Texas com influencias do Doom Metal executado pelo Candlemass.

Em seguida foram no início dos Anos de 1990 foram surgindo mais bandas de Epic Doom Metal, e entre elas podemos citar Solstice, While Heaven Wept e Doomsword.

Cenario Nacional:

Apesar do Candlemass ter um significante número de fãs no Brasil, o Epic Doom Metal não é muito popular, existem apenas 5 bandas em todo o país e talvez só uma teve um pequeno destaque, Mythological Cold Towers.

Características:

Epic Doom Metal tem instrumental típico, mais arrastado e lento, alguns riffs mais palhetados porem sem muita velocidade, mas tem adição de melodias e elementos do Heavy Metal Tradicional, vocal limpo, mas as vezes operístico

Álbuns importantes:

Candlemass: Epicus Doomicus Metallicus (1986) Nightfall (1987)

Solitude Aeturnus: Into Depths Of Sorrow (1991) Beyond Crismon Horizon (1992)

Solstice: Lamentations (1994) New Dark Age (1998)

Mythological Cold Towers: Sphere Of Nebaddon (1996)