Mais um episodio de Na Fronteira do desconhecido está no ar, e dessa vez vamos falar de um dos gêneros mais sombrios de todos, o Doom Death Metal, também conhecido como Death Doom Metal.

Historia:

O Death Doom Metal teve inicio no final do década de 1980 com bandas que executavam uma musica pesada e extrema de uma forma lenta e sombria, bandas como Autopsy, Paradise Lost, My Dying Bride ou até mesmo Anathema foram as primeiras a fazer algo nesse estilo. Essas três ultimas são da Inglaterra onde o gênero teve maior foco e maior popularização, elas ficaram conhecidas como “The Northen Doom”. Mais tarde no inicio da década de 1990, com lançamentos dos álbuns “Lost Paradise” e “Gothic” (Paradise Lost), “As The Flowers Winters” (My Dying Bride) e “Serenades” (Anathema), e entre outras bandas como Amorphis ou The Gathering, foi consolidado o gênero Death Doom, e assim ficando mais popular no norte da Europa, com essa popularização foram surgindo novas bandas como Katatonia e Tiamat na Suécia, Crematory na Alemanha, Asphyx na Holanda, Unholy na Finlândia e Septic Flesh na Grécia, nos E.U.A. também teve a banda Novembers Doom imigrando assim o gênero para fora do continente Europeu.

 No meio da década de 1990 para frente, começou a ter declínio do gênero, as bandas estavam migrando para outros gêneros, Paradise Lost começou a ir em direção do Gothic Metal, assim como My Dying Bride, Katatonia e Anathema deixaram de fazer um som pesado e para fazer algo mais progressivo, assim como as outras mudaram estilo para Gótico, Folk, Atmosférico e até mesmo alternativo, dando assim queda do Death Doom.

Depois dos anos 2000 houve um pequeno ressurgimento do Death Doom com algumas bandas como Daylight Dies e Swallow The Sun.

Cenário Nacional:

O Death Doom no Brasil ficou mais no underground mas podem ser citados nomes conhecidos como Genocídio, Eternal Sorrow, Medicine Death e Pentacrostic.

Características: 

Instrumentais arrastados e lentos misturados com riffs do Death Metal e vocais guturais, letras sobre melancolia, depressão e miséria do ser humano.

Principais álbuns:

Paradise Lost: Lost Paradise (1990) Gothic (1991)

Asphyx: The Rack (1991)

My Dying Bride: As The Flowers Withers (1992)

Anathema: Serenades (1993)

Katatonia: Dance Of Decembers Souls (1993) Brave Murder Day ( 1996)

Genocídio: Depression (1990) Hoctaedron (1993) Posthumous (1996)

Amorphis: The Karelian Isthumus (1992) Tales From The Thousand Lake (1994)