Roadie Metal Na Fronteira do Desconhecido #28: Dark Ambient

Embora não gostamos de admitir, nós Metaleiros às vezes precisamos ouvir algum tipo de som que não seja Metal, mas que seja tão Underground como o Metal.

Histórico 
 

O Dark Ambient surgiu entre os anos 1980 e 1990, sendo um gênero de música pós industrial. O termo “Dark Ambient” é creditado a Roger Karmanik que usou para descrever um projeto musical sueco chamado Raison d’être. Este subgênero teve raízes na década de 1970 com a introdução da tecnologia como o sintetizador. Os precursores foram os primeiros álbuns de Tangerine Dream, Zeit (1972), que abandonaram a noção de ritmo ou melodia. Projetos como Lustmord, Nocturnal Emissions e Zoviet France evoluíram da música industrial durante a década de 1980 e foram um dos primeiros artistas a criar música sendo realmente Dark Ambient. Além disso, este estilo geralmente apresenta tendências ocultistas, com temática de magia ou terror.  


Características 
 
Não há regras para a criação deste tipo de som e também pode ser usado diversos tipos de instrumentos, tecnologia ou objetos. Sintetizadores, teclado, ruídos, gritos, etc. Algumas vezes parece somente trilha sonora de filmes, muitas vezes, filmes de horror. Este tipo de som, tende a evocar um sentimento de melancolia, solidão, fantasia ou medo. Na década de 1990, algumas bandas influenciadas pelo Dark Ambient e Black Metal criaram o (Black Ambient), a primeira banda a fazer este tipo de som foi o Burzum.  


Cenário Brasileiro do estilo 

Há poucas bandas brasileiras deste subgênero, pois este não é um estilo que agrada a todos os fãs de Metal e Rock. 

– Lost Pieces 
– Noite Na Taverna 
– Necronomusick 
– Ambientescuro 
– Noli Me Tangere 

– Far From Everything: é um projeto formado pelo tecladista Edmilson do projeto Spitzer Estrelares, tendo lançado seu primeiro trabalho em 2019.  

Recomendação de álbuns

Summoning: Lugburz (1995), Minas Morgul (1995), Oath Bound (2006), Old Mornings Dawn (2013) e With Doom We Come (2018)
Nasilion: Nerbeleth (2004), Arcadia (2006) e Namárie (2008)
Dargaard: Eternity Rites (1998), In Nomine Aeternitatis (2000), The Dissolution of Eternity (2001) e Rise and Fall (2004)
Grabesmond: Mordenheim (1997) e Xenoglossie (1999)

Encontre sua banda favorita