Roadie Metal na Fronteira do Desconhecido #27: Afro-Rock

Hoje iremos abordar um gênero que ainda na atualidade, é relevante e influência milhares de pessoas, quebrando padrões e apresentando misturas inusitadas, o AFRO-ROCK.

HISTÓRICO
Formado em meados dos anos 60, o Afro Rock ganhou cara e notoriedade na década seguinte com grupos como LAFAYETTE, OSIBISA, MONOMONO, dentre outros vários artistas que ajudaram na construção do gênero. O Afro Rock é basicamente um som onde vários elementos são mesclados com a herança musical africana, criando uma batida distinta e muito singular, porém, sem fronteiras, justamente pela grande mescla de estilos e instrumentos.
O afro rock ganhou a atenção da grande mídia na época, por seu beat marcante, o que influenciou posteriormente estilos como hip-hop e R&B, que volta e meia estão sampleando algo dos artistas do estilo.
O estilo dialogou muito com o Funk, que também era fenômeno na época, mas vinha de certa saturação no mercado. Essa saturação foi motivo da mudança do grupo Lafayette para a França, o que resultou em misturas que somaram de forma definitiva nas características do grupo e também do movimento.

NO BRASIL
No Brasil, o estilo se dilui dentro dos vários estilos que permeiam a música negra do país. Em muitas das vezes, grupos de samba rock e também de música funk introduzem elementos e citam o afro-rock dentro do seu almanaque de referências. Isso acaba eternizando o estilo dentro da variedade, mesmo sem criar um mito ou referência dentro do estilo.

Abaixo, alguns dos grupos que são referência no estilo.

LAFAYETTE

Banda formada nos Estados Unidos, com pegada de forte de rock e funk. Porém, ao sentir que o mercado do estilo havia se saturado de artistas e bandas, se mudou para França. Na frança o grupo incorporou muito ao seu som da música que era feita no país por imigrantes de países africanos e do rock europeu, que vinha forte no momento. A banda se separou ainda nos 70, não deixando muitos registros do seu legado, no entanto, sendo forte influenciadora de bandas do estilo até os dias de hoje.

MONOMONO
Grupo formado em Lagos, na Nigéria em 1971. Também terminou muito cedo, deixando poucos registros, mas é um forte pioneiro pela sua pegada percussiva e groove muito singulares.

OSIBISA
Esse é um dos poucos remanescente do inicio de todo o movimento, mesmo com várias mudanças de formação, a banda mantém alguns de seus integrantes originais e continuam firmes e fortes, se apresentando constantemente. A banda foi formada em Londres, por integrantes africanos e caribenhos. Sua bagagem sonora traz desde Rock n Roll, até música latina.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
A adição de instrumentos, sem criação de barreiras, sempre foi um forte elemento. Dentro do estilo, é perceptível a influência da música afro-cubana, rock e funk, em paralelo à linha vocal, que pode juntar em sua performance, dialetos nativos (em grande parte africanos) e também de linguagem popular como rock, funk, jazz, etc.

DISCOS REFERÊNCIA
Lafayette Afro Rock Band ‎– Malik + Bonus Tracks 1974
OSIBISA -Self-Titled
OSIBISA – Woyaya
Assagai, Vertigo Records
Zimbabwe, Vertigo

Encontre sua banda favorita