Dando continuidade a série de novos quadros sobre assuntos interessantes ao público do Rock e Metal, o quadro “Roadie Metal na fronteira do desconhecido”, tem o intuito de trazer mais informações sobre os mais diferentes subgêneros existentes, de forma a tirar dúvidas sobre estilos pouco conhecidos, acabar com informações enganosas sobre outros, ou simplesmente indicar algumas bandas para quem quiser se aventurar em gêneros novos. O quadro vai ao ar toda quarta-feira.

Hoje, trazemos um um subgênero do estilo Dark Wave, que é descrito como música “gótica” , “romântica” e “sobrenatural”.   A música é caracterizada por paisagens sonoras de guitarra atmosféricas e vocais soprano femininos que criam um efeito etéreo, surreal e sobrenatural. Efeitos sonoros como eco e atraso também são frequentemente usados. A onda etérea evoluiu inicialmente da cena do rock gótico , que foi uma forte influência no gênero, embora muitos artistas de ondas etéreas posteriores tenham sido mais fortemente influenciados pelo Dream Pop , 4AD Records e Projekt Records são geralmente vistos como os dois selos mais importantes no desenvolvimento da onda etérea.

Histórico

Ethereal Wave, também chamada de ethereal goth ou simplesmente ethereal, é um subgênero da música Daek Wave e é descrita de várias formas como “gótico”, “romântico” e “sobrenatural”. Esse gênero musical se desenvolveu no início dos anos 80 no Reino Unido como conseqüência do rock gótico, Ethereal Wave foi representada principalmente por bandas do selo 4AD como Cocteau Twins, This Mortal Coil e Dead Can Dance. Na segunda metade da década de 1980, o gênero continuou a se desenvolver nos Estados Unidos. A Ethereal Wave, especialmente a música dos gêmeos da banda Cocteau Twins, foi uma das principais inspirações para a cena britânica de dreampop / shoegazing do final dos anos 80.

Na cena das gothic/dark wave, o gênero alcançou um nível mais alto de popularidade ao longo dos anos 90, especialmente na primeira metade da década. Durante esse período, gêneros ethereal wave and rock, como shoegazing (também conhecido como pop dos sonhos), interagiram entre si, com muitos artistas sendo influenciados por bandas do selo 4AD, como os mencionados Cocteau Twins e This Mortal Coil, além do All All Eve.

Desde o início dos anos 90, o rótulo “ethereal” está associado principalmente à gravadora Projekt Records, que já usava o termo em 1987 – historicamente, o termo foi aplicado também servia para definir a estética da visualização gráfica.. A gravadora apresentava alguns das bandas mais conhecidas da cena musical americana, como Love Spirals Downwards, Lycia E Black Tape For A Blue Girl. Mas também, com o selo alemão Hyperium Records para sua série de compilação Heavenly Voices. As bandas mais recentes que representam parcialmente o gênero são Autumn’s Grey Solace, Tearwave, Mercury’s Antennae, Faded Sympathy and Saigon Blue Rain.

Em 1988,  Staci Bonner, da revista Reflex , descreveu a música  como “gótico etéreo”e vários meios de comunicação  começaram a usar o termo “gótico etéreo” com mais frequência, enquanto as revistas de música européias, principalmente zines alemãs haviam nomeado o gênero Ethereal Wave.

Características do Estilo

A característica marcante e usada para definir o estilo é o uso de paisagens sonoras de guitarra carregadas de efeitos , baseadas principalmente em tonalidades menores de teclas (que desenvolvem uma atmosfera séria, sombria e melancólica),  muitas vezes intimamente entrelaçados com estética romântica e imagens pré-rafaelitas . A vocalista do  Cocteau Twins, Liz Fraser  representa bem o estilo, envolta em uma aura mundana de inocência mulher-criança, e após sua estreia, muitas bandas que surgiram depois contam com mulheres com as mesma caraterística, inclusive a voz angelical. Outra característica importante é o uso extensivo de baterias eletrônicas , típico de muitas produções 4AD e inicialmente estabelecido pelo álbum de estreia do  Cocteau Twins, “Garlands“, e também o primeiro trabalho do Dead Can Dance, auto-intitulado. Guitarras acústicas, geralmente combinadas com guitarras elétricas e baixos, às vezes são usadas para criar uma sensação mais orientada para o folk.

Álbuns que valem a pena conferir

Cocteau Twins – Garlands (1982)
This Mortal Coil – It’ll End in Tears (1984)
Dead Can Dance – Dead Can Dance (1984)
This Mortal Coil – Filigree & Shadow (1986)
Dead Can Dance – Within the Realm of a Dying Sun (1987)
All About Eve – All About Eve (1988)
Cocteau Twins – Heaven or Las Vegas (1990)
Love Spirals Downwards – Ardor (1994)
Lycia – Estrella (1998)
Autumn’s Grey Solace – Eifelian (2011)

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