Roadie Metal Indica: Pantáculo Místico

Dando continuidade à nossa saga pelo underground brasileiro, é chegada a hora de apresentar uma das poucas bandas de Pagan/Doom Metal do Brasil, a horda cearense Pantáculo Místico.

A banda foi formada em 1997 com o propósito de evocar e invocar energias correspondentes ao homem e sua natureza. Pantáculo, para quem não sabe, é uma formação geométrica, um desenho ou talismã onde são inseridos símbolos que em conjunto atraem ou emitem energia mística. A proposta de aliar filosofia, culto pagão ao Doom Metal se mostra inovadora nas terras cearenses. Todas as letras são cantadas em nossa língua pátria, o que torna a proposta mais grandiosa.

A sonoridade é um Doom Metal não tão arrastado, mas pesado, que contrapõe à delicadeza e cadência do piano, criando uma atmosfera mística e escura que põe como antagonistas luz e trevas. Seu primeiro trabalho veio dois anos após sua formação, em 1999, com a demo tape, “Magnitude Oculta”, lançada de forma independente, contendo duas faixas, “Magnitude Oculta” e “Viagem Astral”.

Após a produção da Demo, a banda realiza algumas apresentações ao vivo e entra em um hiato, ressurgindo neste século com o EP “Velados por Entidades” (2014), associando aspectos que tangem do lúgubre ao atroz, próprios de sua essência. O EP, lançado em parceria com a Apostasis Records, apresenta quatro faixas, entre elas “Magnitude Oculta”, regravada da Demo de 1999.

O EP recebe boas críticas e leva a banda a participar da coletânea “Doomed Serenades: A Brazilian Doom Metal Compilation, Volume 2” (2015) com a faixa “Velados por Entidades”. Em 2016 a banda assina com a Nuktemeron Productions e lança seu primeiro full-length, intitulado “Hermético”. O álbum apresenta músicas inéditas e regravações de seus antigos trabalhos.

O grupo, formado atualmente por Noctum Misteriis (vocal), Cícero Rui (baixo/backing vocal), Leandro Rodrigues (guitarra). Jonhne Garcia (guitarra), Moisés Amok (bateria) e Tork Highill (teclados), já apresentou seus rituais em diversas cidades brasileiras e em conjunto com bandas como Enthroned (Bélgica), ABSU (EUA), Lord Blasphemate, Evil Empire, Black Witch, Mythological Cold Towers, entre outras.

Discografia
Magnitude Oculta – Demo (1999)
Velado por Entidades – EP (2014)
Hermético (2016)

Contato:
Facebook
Bandcamp

Compartilhe:

Tags

Sobre: Antonio Lopes de Souza

Antonio Lopes de Souza

Assistente Social. Estudioso de Filosofia, Sociologia e Antropologia, amante de rock/metal em suas vertentes clássicas e extremas. Influenciado por Death, Dissection, Beethoven e Dostoiévski.

Você talvez também goste...

Comentários

Inscreva-se em nosso Feed

Esteja atualizado com tudo que acontece na cena Rock/Metal!

Siga-nos!

Comentários Recentes

Siga-nos os bons!