Crookhead é uma banda de Metal Progressivo formada em Araraquara-SP no ano de 2015. A banda traz consigo uma proposta de misturar do Heavy Metal, Death Metal, Trash Metal ao estilo principal da banda. Crookhead é formado atualmente por 5 integrantes: Luiz Grind – Voz; Luiz Henrique Leite – Guitarra e voz; Amauri Soares – Baixo; Matheus Botelho – Teclado e Rafael Ferreira – Bateria.

A banda teve seu início quando reuniram-se Amauri Soares, Luiz Grind, Arnaldo Vietez (primeiro guitarrista da banda) e Rafael Ferreira para fazer música, elaborando melodias e riffs próprios, o que viria a ser o material da banda lançado posteriormente. Para agregar valor ao trabalho, convidaram Luiz Henrique Leite para fazer parte do projeto. Com sua chegada, o projeto ganhara influência mais progressiva, fortemente influenciada por bandas como: Death, Nevermore, Opeth e Dream Theater.

Os integrantes resolveram entrar em estúdio para gravar seu primeiro EP em setembro de 2015, sob a produção de Gabriel do Vale, do Nova Estúdio (Araraquara-SP). Durante o fim das gravações, a banda optou por chamar mais um integrante: Matheus Botelho (integrante de uma banda de Metal Progressivo chamada Nagar) foi convidado para fazer os teclados do EP e fixar-se na banda.

O EP “Modern Mayhen” trouxe consigo várias influências de outras vertentes do Metal: Trash, Death e até Black Metal têm suas características percebidas ao longo das faixas. A temática das letras traz a contemporaneidade como foco principal do trabalho, falando de intolerância, poder, vigilância, alienação e isolamento. Seu lançamento, apenas em mídias virtuais, ocorreu no dia 14 de fevereiro de 2016.

Este primeiro trabalho da banda conta com 4 faixas: “Intro” (música de Luiz Henrique Leite); “Via Crucis” (Música e letra de Luiz Henrique Leite); “Virtual Alms” (música de Arnaldo Vieitez, Amauri Soares e Luiz Henrique Leite; letra de Luiz Grind) e “Lords of Truth” (música de Arnaldo Vieitez e Luiz Henrique Leite; letra de Amauri Soares e Luiz Henrique Leite). As músicas trazem um som bem técnico e agressivo fazendo com que os amantes do Metal curtam este trabalho autoral de qualidade. O trabalho também teve uma resenha publicada pelo blog Arte Metal onde fora bem elogiado e bem qualificado.

A estreia nos palcos fora apenas em janeiro de 2016 no Metalhead Fest, que ocorreu no Art Bola, na cidade de Araraquara-SP. Também subiram ao palco no festival bandas como: Despotic Hate e Aske (São Carlos-SP).

Em 2017 a banda lançou um single pela Sunrise Music e, com ele, seu primeiro clipe, Relentless Night. O clipe fora gravado por Matheus Rigola e editado por Deivide Leme. Atualmente, a banda encontra-se em fase de composição de mais um material que deve ser lançado no ano de 2018.